A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ABORDAGENS TEÓRICAS E PROPOSTAS DE PREVENÇÃO

Autores

  • Joyce Mary Adam de Paula e Silva UNESP/RIO CLARO
  • Leila Maria Ferreira Salles UNESP/RIO CLARO/RIO

Palavras-chave:

escola, violência, propostas de intervenção

Resumo

O objetivo deste texto é proceder a uma reflexão, por meio de uma revisão de estudos na área, sobre as tendências teóricas que tem permeado a discussão sobre violência escolar. Busca-se caracterizar propostas de intervenção na escola, implementadas por iniciativa governamental, para prevenir violência e que têm como proposta central o incentivo ás relações democráticas na escola. Aponta-se neste estudo que o incentivo às relações democráticas embora importantes são insuficientes para trabalhar a violência no âmbito escolar. Os determinantes da violência extrapolam as características individuais e grupais dos indivíduos envolvidos e não se restringem às vivencias do contexto escolar. Assim, é importante que os programas de prevenção à violência ampliem a reflexão sobre os diferentes aspectos presentes na violência escolar.

Biografia do Autor

Joyce Mary Adam de Paula e Silva, UNESP/RIO CLARO

PROFESSORA livre docente do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro, São Paulo. Coordenadora do programa de Pós-graduação em Educação. Tem pesquisado a problemática das organizações educacionais e da violência escolar.

 

Leila Maria Ferreira Salles, UNESP/RIO CLARO/RIO

Professora Doutora, chefe do departamento de Educação do Instituto de Biociências de Rio Claro. Tem pesquisado a questão da violência de jovens e violência escolar, com foco na análise das relações familiares.

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Como Citar

Adam de Paula e Silva, J. M., & Ferreira Salles, L. M. (2010). A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ABORDAGENS TEÓRICAS E PROPOSTAS DE PREVENÇÃO. Educar Em Revista, 2, p. 217–232. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13657

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