O livro didático de língua portuguesa no Brasil.

Autores

  • Ivete Aparecida da Silva Ota UPE

Palavras-chave:

Livro Didático de Língua Portuguesa, Gêneros Textuais, Mecanismos de construção de sentido

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir a respeito do livro didático no Brasil, de forma generalizada, e, mais especificamente, sobre o livro didático de Língua Portuguesa, e está dividido em dois momentos. O primeiro discute a construção sócio-hitórica do Livro Didático: como este objeto foi se caracterizando ao longo do tempo, ganhando espaço e se constituindo num discurso de autoridade através das relações de poder por ele instituídas na sala de aula. Discute ainda as estratégias de marketing que o fazem objetode consumo. O segundo momento se volta, de forma mais específica, para o Livro Didático de Língua Portuguesa e as concepções metodológicas (e interesses mercadológicos): a concepção de leitura e o trato com o texto, sob a influência de diferentes teorias. Nesta parte, o estudo centra foco na proposta de abordagem de diferentes gêneros textuais. Para esta análise, o estudo contou com o referencial teórico da Semiótica Discursiva e apontou, como resultado das investigações, a grande lacuna que ainda existe com relação à abordagem de textos de diferentes gêneros no que diz respeito aos mecanismos de construção de sentido.

Biografia do Autor

Ivete Aparecida da Silva Ota, UPE

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004), doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Professora titular da Faculdade de Formação de Professores de Petrolina e Professora titular do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Petrolina-PE.

Downloads

Como Citar

Ota, I. A. da S. (2009). O livro didático de língua portuguesa no Brasil. Educar Em Revista, 25(35), p. 211–221. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13607

Edição

Seção

Demanda Contínua