A leitura e seus poderes - um olhar sobre dois programas nacionais de incentivo à leitura

Autores

  • Rosa Maria Hessel Silveira UFRGS e ULBRA

Palavras-chave:

Tópicos Específicos de Educação

Resumo

O estudo tem como objetivo efetuar uma análise comparativa e interpretativa de dois planos nacionais recentes de promoção e incentivo de leitura: PNL (Plano Nacional de Leitura), de Portugal, e PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura), do Brasil, buscando esquadrinhar em sua letra as asserções relativas à leitura, suas propriedades benéficas e redentoras, e às formas ideais de sua promoção escolar e social.  Sob o ponto de vista teórico, o trabalho utiliza o entendimento foucaultiano de discurso como uma instância de constituição de verdades, sujeita a restrições externas e internas de enunciação, assim como busca efetuar conexões com outros discursos correntes sobre leitura. Acionam-se também  algumas ferramentas da Análise Crítica do Discurso, para a análise das formas com que verdades sobre a leitura e seu poder são reafirmadas em textos de grande prestígio social, ao mesmo tempo que se apontam algumas regularidades e peculiaridades dos dois planos, num exercício que busca desnaturalizá-los.

Biografia do Autor

Rosa Maria Hessel Silveira, UFRGS e ULBRA

Licenciada e Mestra em Letras, Doutora em Educação. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e da ULBRA (Canoas-RS); orientadora de mestrado e doutorado. Pesquisadora do CNPq.

 

Downloads

Como Citar

Silveira, R. M. H. (2010). A leitura e seus poderes - um olhar sobre dois programas nacionais de incentivo à leitura. Educar Em Revista, 2, p. 103–120. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13531

Edição

Seção

Demanda Contínua