A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário

Autores

  • Renata da Silva Veras Universidade Federal de Pernambuco
  • Sandra Patrícia Ataíde Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Educação, Ensino-aprendizagem,

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo investigar como a postura do professor, em sala de aula, tem implicações sobre a experiência de aprendizagem positiva de estudantes universitários, em uma turma do 1° período e outra do 3° período do curso de Graduação em Pedagogia, de uma universidade pública situada na cidade de Recife-PE. Para tanto, foram realizadas quatro observações em cada uma das turmas investigadas e entrevistas semiestruturadas com quatro professores e oito alunos, sendo quatro de cada turma. Foi realizada uma análise qualitativa e os dados foram sistematizados em dois temas, a saber: (i) Postura do professor em sala de aula e a experiência de aprendizagem do aluno; (ii) Aspectos positivos e negativos na relação afetiva entre professor-aluno em sala de aula. Os resultados apontaram que quando os professores e alunos contribuem para uma relação afetiva positiva, isso implica em uma experiência de aprendizagem favorável.

Biografia do Autor

Renata da Silva Veras, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco

Sandra Patrícia Ataíde, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2010-12-23

Como Citar

Veras, R. da S., & Ataíde, S. P. (2010). A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário. Educar Em Revista, 26(38), p. 219–235. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13484

Edição

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