Profissão docente na instituição escolar: a historicidade das práticas e culturas profissionais
Palavras-chave:
culturas profissionais, práticas profissionais, trabalho docente, políticas educacionais, educação e trabalho, professional cultures, professional practices, teacher work, educational policies, education and workResumo
Neste ensaio, apresentamos para debate um tema bastante tratado no campoda pesquisa em educação: a constituição da profissão docente. Muito já seproduziu a respeito dessa temática considerando, por exemplo, a relaçãoentre o trabalho e a condição de classe, de gênero e a identidade profissionalconstituída ao longo da trajetória de vida dos docentes.Nosso intuito é mostrar a relevância de pesquisas que procurem compreendera realização da profissão docente nas instituições escolares apartir da investigação das práticas sociais que nela se realizam e, ao mesmotempo, reafirmar a importância da perspectiva teórico-metodológicamarxista para esta análise, especialmente porque nos remetem à historicidade das práticas profissionais.A reorientação das políticas educacionais parece indicar a valorização dodocente – ideologia do profissionalismo – e ao mesmo tempo contém oselementos que permitirão no cotidiano da escola, aprofundar os processosde realização de trabalho alienado.Paralelamente ao processo de reforma educacional, observa-se a produçãode análises fundamentadas em conceitos “pós-modernos” a orientar a compreensãodo trabalho, da formação e da própria constituição da profissãodocente. Sem pretender esgotar a vasta bibliografia já produzida sobre o assunto, apontamos alguns limites desses conceitos para a compreensãoda profissão docente, os quais parecem coincidir com os pressupostosneoliberais nas políticas educacionais, o que, no nosso entender, reafirmaa relevância das categorias marxistas para a pesquisa em educação.Publicado
2008-11-11
Como Citar
Monfredini, I. (2008). Profissão docente na instituição escolar: a historicidade das práticas e culturas profissionais. Educar Em Revista, 24(31), p. 191–211. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12794
Edição
Seção
Demanda Contínua
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.