Profissão docente na instituição escolar: a historicidade das práticas e culturas profissionais

Autores

  • Ivanise Monfredini

Palavras-chave:

culturas profissionais, práticas profissionais, trabalho docente, políticas educacionais, educação e trabalho, professional cultures, professional practices, teacher work, educational policies, education and work

Resumo

Neste ensaio, apresentamos para debate um tema bastante tratado no campoda pesquisa em educação: a constituição da profissão docente. Muito já seproduziu a respeito dessa temática considerando, por exemplo, a relaçãoentre o trabalho e a condição de classe, de gênero e a identidade profissionalconstituída ao longo da trajetória de vida dos docentes.Nosso intuito é mostrar a relevância de pesquisas que procurem compreendera realização da profissão docente nas instituições escolares apartir da investigação das práticas sociais que nela se realizam e, ao mesmotempo, reafirmar a importância da perspectiva teórico-metodológicamarxista para esta análise, especialmente porque nos remetem à historicidade das práticas profissionais.A reorientação das políticas educacionais parece indicar a valorização dodocente – ideologia do profissionalismo – e ao mesmo tempo contém oselementos que permitirão no cotidiano da escola, aprofundar os processosde realização de trabalho alienado.Paralelamente ao processo de reforma educacional, observa-se a produçãode análises fundamentadas em conceitos “pós-modernos” a orientar a compreensãodo trabalho, da formação e da própria constituição da profissãodocente. Sem pretender esgotar a vasta bibliografia já produzida sobre o assunto, apontamos alguns limites desses conceitos para a compreensãoda profissão docente, os quais parecem coincidir com os pressupostosneoliberais nas políticas educacionais, o que, no nosso entender, reafirmaa relevância das categorias marxistas para a pesquisa em educação. 

Publicado

2008-11-11

Como Citar

Monfredini, I. (2008). Profissão docente na instituição escolar: a historicidade das práticas e culturas profissionais. Educar Em Revista, 24(31), p. 191–211. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12794

Edição

Seção

Demanda Contínua