O “PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA”: TERCEIRIZAÇÃO NO CONTEXTO DA REFORMA DO ESTADO

Autores

  • Gladys Beatriz Barreyro Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

POLÍTICAS EDUCACIONAIS – PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA –

Resumo

RESUMO O presente trabalho busca analisar o Programa Alfabetização Solidária a partir de um modelo de Estado proposto pelo governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1997-2002). Considera-se que a proposta de Reforma do Estado ali desenvolvida, a partir do conceito de publicização, teve sua derivação na área social-assistencial do governo no programa Comunidade Solidária, um ensaio de terceirização na área das políticas sociais. O Alfabetização Solidária, subprograma deste, foi a versão para a área de educação. De modo que algumas características desse Programa específico devem ser discutidas  e contextualizadas à luz de um marco mais amplo, analisando conceitos como terceirização, filantropia, empregabilidade temporária, participação social e direito à educação.  

Biografia do Autor

Gladys Beatriz Barreyro, Universidade de São Paulo

Doutora em educação, Faculdade de Educação Universidade de São Paulo. Professora na Universidade de São Paulo, Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina (PROLAM) e Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Downloads

Publicado

2010-07-08

Como Citar

Barreyro, G. B. (2010). O “PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA”: TERCEIRIZAÇÃO NO CONTEXTO DA REFORMA DO ESTADO. Educar Em Revista, 26(38), p. 175–191. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12728

Edição

Seção

Demanda Contínua