A desconstrução das narrativas e a reconstrução do currículo: a inclusão dos saberes matemáticos dos negros e dos índios brasileiros

Autores

  • Wanderleya Gonçalves Costa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Vanisio Luiz Silva Rede de Ensino Municipal de São Paulo

Palavras-chave:

Educação Matemática, Etnomatemática, Identidade

Resumo

Neste artigo, problematizamos as narrativas da nação brasileira que mas­caram a identidade múltipla do País e ressaltamos mecanismos de exclusão presentes nas escolas. Lembramos que o Brasil, devido à sua formação histórico-social, é multirracial e pluriétnico, mas a escola continua a des­considerar essa realidade, o que tem contribuído para elevar os índices de evasão e repetência de crianças provenientes de alguns grupos sociocul­turais. Então, remetendo-nos à aprovação da Lei 11.645/08, que inclui no currículo oficial dos estabelecimentos de ensino básico das redes pública e privada a obrigatoriedade do estudo da história e culturas africana, afro-brasileira e indígena, encaminhamos nossas discussões para o ensino de Matemática. Nesse contexto, discorremos sobre algumas das formas por meio das quais as pesquisas em Etnomatemática podem contribuir para discutir e destacar, no espaço escolar, os conhecimentos que possuem essas matrizes culturais. A partir daí, apresentamos algumas reflexões suscitadas por pesquisas que temos realizado na região de Pirituba, no município de São Paulo, onde atua o segundo autor e junto aos índios A’uwe-xavante

do Mato Grosso, onde atua a primeira autora.

Palavras-chave: educação matemática; etnomatemática; identidade.

 

Biografia do Autor

Wanderleya Gonçalves Costa, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Educação pela USP

Vanisio Luiz Silva, Rede de Ensino Municipal de São Paulo

Mestre em Educação pela USP

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Publicado

2009-11-30

Como Citar

Costa, W. G., & Silva, V. L. (2009). A desconstrução das narrativas e a reconstrução do currículo: a inclusão dos saberes matemáticos dos negros e dos índios brasileiros. Educar Em Revista, 26(36), p. 245–260. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12326

Edição

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