A produção de conhecimento e saberes do/a professor/a-pesquisador/a
Palavras-chave:
teacher-researcher, docent knowledge, continuing formation, professor-pesquisador, saberes docentes, formação continuadaResumo
A discussão sobre a produção de conhecimentos e saberes do/a professor/apesquisador/
a orienta parte das discussões do Grupo de Estudos e Pesquisas
em Educação Continuada (Gepec), na Unicamp. As produções organizadas
por Geraldi, Fiorentini e Pereira (2000), Cunha e Prado (2005) e a tese
de Mota (2005), no diálogo com Severino (2002), Luna (2002), Lüdke
(2001, 2004), Fiorentini (2004), entre outros autores, desencadearam a
problematização acerca da legitimidade da pesquisa do/a professor/a. O
encaminhamento da presente pesquisa, que buscou construir outros critérios
para definir a pesquisa do/a professor/a-pesquisador/a em exercício
na sala-de-aula, independentemente de estar envolvido/a em programas
de pós-graduação, consultou trabalhos encaminhados por professores/as
aos seminários organizados pelo Gepec – Seminários “Fala outra Escola”
e “Seminário Produção de Conhecimentos, Saberes e Formação Docente”
(Cole). Os trabalhos foram analisados a partir de critérios estabelecidos
pelas reflexões do Gepec, confirmando a hipótese que antecipava a possibilidade
de o/a professor/a construir e sistematizar conhecimentos e saberes
a partir de sua experiência docente, narrando suas vivências, orientando-se
por uma questão de pesquisa, transgredindo convenções teórico-metodológicas,
produzindo novas compressões a respeito do trabalho pedagógico
e mobilizando mudanças possíveis. Apesar das limitações impostas pelas
condições de trabalho vividas pelos/as professores/as, os estudos revelam
que a pesquisa do/a professor/a representa uma possibilidade concreta de
construção de novas práticas e que seu olhar investigativo, além de iluminar essas mesmas práticas, também questiona teorias e produz conhecimentos
e saberes caros ao universo da escola e da academia.
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