Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos

Autores

  • Wilma de Nazaré Baía Coelho Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Formação de professores, relações étnico-raciais, teses, dissertações e artigos.

Resumo

Este artigo apresenta o percurso da literatura especializada sobre a temática formação de professores e relações étnico-raciais, no período de 2003 a 2014, tendo como objeto a ampliação sobre a temática expressa em 52 artigos produzidos em revistas qualificadas entre A1 a B5, bem como em 8 teses e 22 dissertações defendidas no período. Os dados foram trabalhados a partir dos conceitos de campo em Bourdieu (1989, 1999, 2003), representações em Chartier (1991), estado da arte em André (2009) e análise de conteúdo em Bardin (2008). Compreender essa literatura especializada e especificamente verificar as similitudes de temas entre artigos e teses e dissertações estão entre nossos objetivos, tendo a compreensão de que há similaridades entre a mesma, uma vez que parte dos artigos se origina do escopo das teses e dissertações. Entre as conclusões, inferimos que essa literatura especializada transformou questões em aportes, perspectivas, temas e objetos, conformou um campo de pesquisa, entre as diversas recorrências temáticas e de objetos. É necessário caminhar, todavia, no campo das práticas - a questão do racismo e seus desdobramentos reclama reflexões que entendam sua gênese e proliferação. Rever currículos, repensar pesquisas, problematizar aportes, criticar lugares consagrados, desafiar os cânones são algumas das dimensões deste desafio.

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Publicado

2018-06-12

Como Citar

Coelho, W. de N. B. (2018). Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos. Educar Em Revista, 34(69), p.97–122. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57233

Edição

Seção

Dossiê Temático