Migração de retorno e reinserção produtiva: Evidências para o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v45i86.93171Palabras clave:
Migração de retorno, inserção produtiva, riqueza.Resumen
Este artigo investiga o impacto da acumulação de riqueza na decisão de ocupação do migrante interestadual de retorno no Brasil. Para tanto, foram usados dados das PNAD de 2009 de um modelo probit com regressor endógeno, corrigindo o viés de endogeneidade presente na acumulação de riqueza. As evidências empíricas permitiram observar que a acumulação de riqueza impactou positivamente na escolha por empregar-se como autônomo e/ou empreendedor. Ademais, também foi constatado que os trabalhadores migrantes mais prováveis de se empregar como autônomo ou empreendedor são os homens, de cor branca, mais velhos, com baixa escolaridade e que residem nas regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Allyne Almeida Ferreira, Hilton Martins de Brito Ramalho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

