COMÉRCIO INTERNACIONAL E PIB PER CAPITA: UMA ANÁLISE UTILIZANDO A ABORDAGEM ESPACIAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v40i71.54775Palabras clave:
PIB per capita, Exportações, Econometria Espacial.Resumen
O presente trabalho analisa a relação entre exportações e PIB per capita dos 399 municípios do estado do Paraná para o ano de 2010. A teoria de comércio internacional prediz que a participação de uma região/país no comércio internacional pode trazer ganhos, ou seja, em média todos se beneficiam. Deste modo, pretende-se verificar se participar do comércio internacional é benéfico. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se dois métodos de econometria espacial: SDM e GWR. Os resultados encontrados sugerem que no modelo SDM, de maneira geral, as exportações influenciam positivamente o PIB per capita. No modelo GWR, não é possível generalizar, pois trata-se de um modelo que apresenta um coeficiente para cada município, saindo da estimação média. Em relação as exportações defasadas espacialmente, reforça a ideia de que pode existir uma disputa entre os municípios. Em geral, os resultados sugerem a existência tanto efeitos diretos quanto indiretos das exportações sobre o PIB per capita.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.