TRANSMISSÃO DE POLÍTICA MACROECONÔMICA: O CASO DE BRASIL E ALEMANHA
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v41i3.41616Palabras clave:
Interdependência Macroeconômica, Transmissão Internacional de Política, Modelos SVARXResumen
O presente trabalho estuda a transmissão macroeconômica de política fiscal entre Brasil e Alemanha no período compreendido entre o primeiro mês de 2001 até o décimo segundo mês de 2013. O objetivo é analisar os efeitos de longo prazo de transmissão da política fiscal da Alemanha sobre os agregados econômicos brasileiros: consumo, produto, e termos de troca, verificando se este efeito é beggar-thy-neighbor, beggar-thyself ou prosper-thy-neighbor. Para tanto, realiza-se uma aplicação empírica do modelo teórico de interdependência macroeconômica proposto por Corsetti e Pesenti (2001), aplicando a metodologia de séries temporais dos modelos de Vetores Autorregressivos Estruturais com variável exógena – SVARX. Os resultados obtidos através do SVARX e da análise impulso-resposta para a equação de longo prazo do produto doméstico e dos termos de troca indicam que a política fiscal alemã exerce efeito beggar-thy-neighbor como indicado no modelo teórico de Corsetti e Pesenti (2001).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.