Os impactos da política monetária na taxa de câmbio no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v43i80.75882Palavras-chave:
Taxa de câmbio, Política Monetária, Taxa de JurosResumo
O objetivo desse trabalho é analisar o efeito da política monetária sobre a taxa de câmbio, utilizando dados do Brasil, no período entre Maio/2009 a Setembro/2019. O método de identificação via heterocedasticidade foi implementado para tratar do problema de endogeneidade da política monetária. Para mensurar a relação do câmbio com os juros, risco país, índice de volatilidade, índice do dólar e intervenções do Banco Central foram utilizados os métodos MQO, MQ2E e MGM. Os resultados obtidos sinalizam que, no Brasil, elevações dos juros geram em média apreciação do Real, já o aumento do risco país, o aumento da volatilidade do mercado e o aumento do índice do dólar geram uma depreciação do real. Ainda foi evidenciado que as intervenções do Banco Central não foram estatisticamente significativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.