Os impactos da política monetária na taxa de câmbio no Brasil

Autores/as

  • Ari Francisco Araújo Jr Doutorando em Economia Aplicada pelo PPGOM/UFPel e Professor do Ibmec Minas Gerais.
  • Luiz Carlos Araújo Jr Mestrando em Economia Aplicada pelo PPGE/UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v43i80.75882

Palabras clave:

Taxa de câmbio, Política Monetária, Taxa de Juros

Resumen

O objetivo desse trabalho é analisar o efeito da política monetária sobre a taxa de câmbio, utilizando dados do Brasil, no período entre Maio/2009 a Setembro/2019. O método de identificação via heterocedasticidade foi implementado para tratar do problema de endogeneidade da política monetária. Para mensurar a relação do câmbio com os juros, risco país, índice de volatilidade, índice do dólar e intervenções do Banco Central foram utilizados os métodos MQO, MQ2E e MGM. Os resultados obtidos sinalizam que, no Brasil, elevações dos juros geram em média apreciação do Real, já o aumento do risco país, o aumento da volatilidade do mercado e o aumento do índice do dólar geram uma depreciação do real. Ainda foi evidenciado que as intervenções do Banco Central não foram estatisticamente significativas.

Biografía del autor/a

Ari Francisco Araújo Jr, Doutorando em Economia Aplicada pelo PPGOM/UFPel e Professor do Ibmec Minas Gerais.

Possui graduação em Economia pela USP, mestrado em Teoria Economica pela UFMG e Doutorando em Economia Aplicada pela UFPel. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: mortalidade, economia do crime, economia e esportes, desenvolvimento econômico e economia política positiva.

Luiz Carlos Araújo Jr, Mestrando em Economia Aplicada pelo PPGE/UFRGS.

Possui graduação em Economia pelo IBMEC-MG e Mestrado em andamento pelo PPGE/UFRGS.

Publicado

2022-03-17

Cómo citar

Araújo Jr, A. F., & Araújo Jr, L. C. (2022). Os impactos da política monetária na taxa de câmbio no Brasil. Revista De Economia, 43(80), 213–240. https://doi.org/10.5380/re.v43i80.75882

Número

Sección

Artigos