Apreçamento das Opções de Venda sobre Contratos Futuros de Café Arábica com a Fórmula de Black: uma análise exploratória
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v37i3.27536Palavras-chave:
Apreçamento de Opções, Modelo Black e Scholes, Volatilidade, Café Arábica.Resumo
O expressivo aumento dos derivativos no período recente, especialmente o mercado de opções, faz desse instrumento um forte candidato para suprir a necessidade de redução do risco de preço no setor cafeeiro. Assim, buscou-se analisar a aplicabilidade da Fórmula de Black no apreçamento de opções sobre futuros de café arábica. Diferente de outros trabalhos sobre o tema buscou-se incorporar na análise diversos extratos da amostra utilizada: análise dos resultados em diferentes anos, em diferentes vencimentos, com diferentes métodos de extração da volatilidade, com diferentes graus de moneyness e maturidade. Os resultados mostram o melhor desempenho dos modelos de apreçamento das opções com a utilização de volatilidade implícita ponderada, sendo que, identifica-se a presença do efeito smile nessa volatilidade. De modo geral, há uma subavaliação dos prêmios das opções com o uso da volatilidade histórica e superavaliação com o uso da volatilidade implícita e as opções com período médio de volatilidade são as que apresentam os melhores resultados de apreçamento das opções.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.