EXPOVESPA
UMA ABORDAGEM INTERDICIPLINAR ENTRE A ARTE E A CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97082Resumo
As vespas parasitoides são o objeto de estudo do Núcleo de Excelência Sistemática de Bethylidae e fazem parte de uma das frentes de divulgação do Laboratório de Popularização da Ciência na UFES. Desta integração, nasceu a mostra artística “ExpoVespa: Harmonia do caos: entre o real e o fantástico mundo das vespas parasitoides." A exposição apresenta uma visão artística do universo das vespas parasitoides, destacando características, comportamento, ciclo de vida, estratégias de parasitodismo e sua importância nos ecossistemas e na preservação da biodiversidade. O objetivo do projeto é ampliar o conhecimento sobre vespas parasitoides, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, combinando arte e ciência, destacando questões ambientais e promovendo práticas sustentáveis em forma de mediação educativa e oficinas de arte. Foi mantida uma distinção clara e respeitosa entre os campos da ciência e da arte, preservando a integridade e os objetivos de cada área. Dessa forma, para que pudesse orientar essa convergência, usou-se o termo CienciArte. Nesse sentido, o projeto possui um papel didático que não apenas educa, mas estimula reflexões sobre a interação entre humanos e natureza. Essa relação resultou na criação de espaços inclusivos, valorizando diferentes formas de conhecimento e expressão. A exposição em um ano já atraiu presencialmente cerca de 100 mil visitantes de todas as idades e territórios do ES, Brasil e até do exterior. Despertou curiosidade, encantamento e consciência ambiental. Isso atrai o interesse das pessoas para ambas as áreas, enriquecendo o campo com diversas perspectivas, e contribui para uma sociedade mais inovadora, educada e consciente.
Referências
BENEDICTO, E. C. P. Ciência e Arte: Discutindo conceitos e tecendo relações. Curitiba: Appris, 2021.
BARBOSA, A. M. A Imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1999.
BIZZOCHI, A. A Anatomia da cultura: uma nova visão sobre ciência, arte, religião, esporte e técnica. São Paulo: Palas Athena, 2003.
FERREIRA, F. I. A Intervenção Sociocultural e a Intervenção Educativa. Em: As Fronteiras para a Animação Sociocultural - Universidade do Minho-CIED. Portugal. 2011. p.: 122-145.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 41 ed. São Paulo: Ed.: Paz e Terra, 2010.
GERHARD, A. C.; FILHO, J. B. R. A fragmentação dos saberes na educação científica na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, p.: 125-144, 2012.
LASALLE, J.; GAULD, I. Parasitic Hymenoptera and the biodiversity crisis. Redia, v. 4, p. 315-334, 1991.
LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
MARSHALL, S. Hymenoptera: The natural history and diversity of wasps, bees and ants. Firefly Books, 2023.
MIRANDA, F. H.; MIRANDA, J. A.; RAVAGLIA, R. Abordagem Interdisciplinar em Educação Ambiental. Revista Práxis, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 11-16, 2010.
POMBO, O. Contribuição para um vocabulário sobre interdisciplinaridade, 1994. Disponível em: https://webpages.ciencias.ulisboa.pt/~ommartins/mathesis/vocabulario-interd.pdf
PRODANOV, C.; FREITAS, E. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Editora Feevale: Novo Hamburgo, 2013.
ROSA, C. A. P. História da ciência: da antiguidade ao renascimento científico. 2. ed. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2012.
ROOT-BERNSTEIN, B.; SILER, T.; BROWN, A.; SNELSON, K. ArtScience: Integrative Collaboration to Create a Sustainable Future. Leonardo, Cambridge: MIT Press, v. 44, n. 3, p. 192, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Divers@!

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

