INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PERÍODO DE ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v14i2.83346

Resumo

Após um ano de pandemia da covid-19, as instituições da rede estadual de educação do Paraná mantinham o ensino remoto como forma de diminuir a disseminação do vírus, utilizando a plataforma on-line disponibilizada pela Google e suas ferramentas, possibilitando assim que o aluno mantivesse o vínculo com a escola. Nesse contexto, o objetivo deste artigo foi analisar os possíveis impactos de uma prática pedagógica remota e interdisciplinar com docência compartilhada e sua contribuição em relação as concepções/ideias/conceitos que os alunos possuem sobre: ser humano e natureza, preservação das nascentes e uso da água. Os sujeitos dessa investigação foram alunos do município de Matinhos, de uma turma do 9o ano e outra da 1a série do Ensino Médio, tendo como docentes regentes dessas turmas uma professora da disciplina de Matemática e outra de Ciências. Os convidados para a docência compartilhada foram profissionais de diferentes áreas e instituições de ensino. Com uma abordagem quali-quantitativa,realizou-se uma análise comparativa, cujos dados foram coletados por meio de questionários na forma online e analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Após a análise percebeu-se que a partir das aulas interdisciplinares, houve variação de 4,0% para 19,0% de alunos que passaram a perceber o homem como parte da natureza. A docência compartilhada como estratégia metodológica favoreceu o diálogo, proporcionou maior dinamismo e estimulou diferentes visões sobre os assuntos abordados, destarte a ação mostrou-se relevante, contribuindo para a formação de sujeitos críticos com capacidade de argumentar e tomar decisões pertinentes sobre questões socioambientais.

Palavras-chave: prática pedagógica; educação remota; ensino interdisciplinar.

Biografia do Autor

Vandra Feretti, Universidade Federal do Paraná Setor Litoral, Matinhos, Paraná

Atualmente atua em todos os níveis da Educação Básica, como Coordenadora na Escola Municipal Quatro de Março (2020), Professora em Ensino Fundamental, Projeto Mais Aprendizagem no Colégio Estadual Gabriel de Lara e a EJA Educação para Jovens e Adultos no Colégio Estadual Professora Tereza da Silva Ramos (2018). Possui Graduação em Pedagogia (2005) e Letras (2006) ambas pela FAFIPAR, especialização em Educação Especial Inclusiva pelo Instituto Tupy / Sosiec (2009) e Especialização em Serviço Social Questão na perspectiva interdisciplinar pela UFPR / LITORAL (2010), Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação (2018).Curso de Extensão Universitária em Modalidades de oferta do Ensino Médio pela UFPR (2017), Programa de Capacitação Avançada pela São Braz (2016), Curso de Extensão para as Relações Étnicos Raciais ? (2018) pela UFPR /LITORAL e participação na Equipe Multidisciplinar : Currículo, Mídia e Educação Étnico Racial - 2018 e 2019 pela (SEED). Mestranda PROFICIAMB UFPR - Litoral (2020)

Angela Jeane Salles Rodrigues, Universidade Federal do Paraná Setor do Litoral, Matinhos, Paraná

Especialização em Matemática com Ênfase em Informática (2004) e em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão(2013). Graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (2002). Atualmente é professora - Colégio Estadual Gabriel de Lara.

Roberta Geovanna Cavalheiro Alvim, Universidade Federal do Paraná Setor Litoral, Matinhos, Paraná

Professora concursada de Ciências e de Biologia na rede estadual do Paraná, atuando no município de Matinhos. Graduada em Ciências – Licenciatura Plena em Biologia pelas Faculdades Integradas Espírita. Especialização em Educação pela Faculdade Pitágoras. Especialização em Genética para professores do Ensino Médio pela UFPR. Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino de Ciências Ambientais - PROFCIAMB-UFPR. Tem experiência na área de educação em Ciências e Biologia.

Fernando Luiz Ramos Brock, Universidade Federal do Paraná Setor Litoral, Matinhos, Paraná

Discente no Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino de Ciências Ambientais - PROFCIAMB, na Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2015). Pós Graduação: Especialização em Matemática. Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo. Professor efetivo de Ciências e Biologia na educação básica do Estado do Paraná. Atualmente na Direção do Colégio Estadual do Campo Ilha das Peças - EFM, em Guaraqueçaba. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação das Ilhas do Litoral Paranaense. Experiência em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia, zoologia, etnologia, comunidades tradicionais e educação.

Marcos Joel Vaccarelli, Universidade Federal do Paraná Setor Litoral, Matinhos, Paraná

Bacharel em Letras pela UFPR (2012). Atualmente é servidor da carreira Técnico Administrativa na UFPR – Setor Litoral.

Helena Midori Kashiwagi, Universidade Federal do Paraná Setor Litoral, Matinhos, Paraná

Helena Midori Kashiwagi, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná ? UFPR (1992), Mestrado em Geografia (área Análise e Gestão Ambiental) pela UFPR (2004) e Doutorado em Geografia (área Território, Cultura e Representações) pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPR (2011), ambos sob a orientação da Profa Dra Salete Kozel. Possui especializações nas áreas de Engenharia de Segurança do Trabalho (1993) e Gestão da Qualidade e Produtividade (1994). Participou como bolsista do JICA ? Japan International Coorporation Agency (1998) realizando em Tokyo o curso de aperfeiçoamento em Construction Safety Management. Também desenvolveu o Doutorado Sanduíche como bolsista CAPES - PDEE na Universidad Autónoma de Madrid sob a orientação do Prof. Dr. Clemente Herrero Fabregat (2010). Exerceu as funções de coordenadora do Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar da UFPR (2011 a 2013) e coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Imobiliária da UFPR (2013 a 2017). De 2017 a 2021 esteve a frente da vice-coordenação e coordenação do Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB UFPR. Atualmente é professora Titular da UFPR, conselheira do Conselho de Curadoria da UFPR e da Comissão Especial de Progressão Docente da UFPR, vice-coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Imobiliária e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB UFPR). É líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Litoral do Paraná (CNPQ). Seus temas de pesquisa são: Planejamento Urbano, Regularização Fundiária, Educação Ambiental, Educação do Campo, Populações Tradicionais Caiçaras, Território e Territorialidade.

Roberto Eduardo Bueno, Universidade Federal do Paraná Setor Litoral, Matinhos, Paraná

Pós-Doutorado, Doutor, Mestre e Especialista em Saúde Coletiva pela PUCPR. Especialista em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências pelo Instituto Sírio-Libanês. Especialista em Educação Ambiental pelo IBPEX. Bacharel em Odontologia pela UFPR. Licenciado em Biologia pela UNERJ. Professor dos Programas de Pós-Graduação: Políticas Públicas; Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais; Desenvolvimento Territorial Sustentável - UFPR. Professor do Bacharelado em Saúde Coletiva do Setor Litoral da UFPR. Pesquisador dos grupos de pesquisas: Política, Avaliação e Gestão em Saúde da UFPR; Promoção da Saúde e Políticas Públicas da Faculdade de Saúde Pública da USP. Pesquisador das temáticas: Análise de Políticas Públicas de Saúde; Promoção da Saúde e Desenvolvimento Territorial Sustentável; Desigualdades e Iniquidades, Determinantes e Determinações Sociais e Ambientais da Saúde; Epidemiologia Social e Estudos Epidemiológicos do tipo Ecológico; Saúde Docente; Educação em Saúde Ambiental; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Promoção da Saúde.

Manoel Flores Lesama, Universidade Federal do Paraná Setor Litoral, Matinhos, Paraná

Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, atuando na área de Desenvolvimento Territorial, Extensão Rural, Teoria da Atividade, Teoria do Agir Organizacional, Ergonomia da Atividade, Clinica da Atividade, Ergologia do trabalho associado, Metodologias Intervencionistas (ex: Laboratório de Mudança - Change Laboratory) e autogestão. Suas principais linhas de trabalho são: Analise do trabalho em Extensão Rural, Gestão concertada de Territórios, Agriculuturas Ecologicas, Sistemas Agroecologicos e Agroflorestais da Agricultura Familiar. Possui graduação em agronomia, mestrado em Zootecnia pela UFSM (1997) e doutorado em Agronomia pela UFPR (2002). Trabalhou como professor de forragicultura das Faculdades de Veterinária, Agronomia e Zootecnia Rural na PUCRS/CAMPUSII em 1997 e, entre 2003 a 2004, trabalhou como consultor internacional no Escritório Regional para América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas para a Agricutura e a Alimentação (FAO/ONU), coordenando atividades nos projetos relacionados ao Desempenho dos Serviços Públicos e o Papel do Governos Municipais (Elionor Ostrom). Assessoria ao Projeto de Cooperação Técnica TCP/BRA/2904 e ao Projeto de Capacitação para Melhoramento da Segurança Alimentar da População Rural Pobre do Nordeste em parcerias com Embrapa Semi-Árido, a ONG Caatinga, Emater-PI, Ministério do Desenvolvimento Agrário e o CIRAD, França, no marco do Programa Especial de Segurança Alimentar da FAO (PESA). Em 2005 trabalhou como consultor nacional da FAO/ONU, em projetos de desenvolvimento sustentável de territórios rurais da Bahia, Ceara e Parana. Em 2005, coordenou atividades relacionadas ao Projeto ATER Nordeste, junto ao Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER) e o Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) no Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

Feretti, V., Rodrigues, A. J. S., Alvim, R. G. C., Brock, F. L. R., Vaccarelli, M. J., Kashiwagi, H. M., … Lesama, M. F. (2021). INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PERÍODO DE ENSINO REMOTO. Divers@!, 14(2), 54–68. https://doi.org/10.5380/diver.v14i2.83346

Edição

Seção

Dossiê