JOGOS PEDAGÓGICOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS: PROPOSTA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Flávio Penteado de Souza Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v18i1.97199

Palavras-chave:

Projeto Didático-pedagógico, Meio Ambiente, Educação Básica, Reciclagem, Ludicidade

Resumo

Este artigo versa sobre os resultados alcançados a partir de um projeto didático-pedagógico sobre a educação ambiental desenvolvido com uma turma de 4° ano na Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias no Município de Sinop-MT, no ano de 2023. O projeto didático-pedagógico intitulado “Jogos Recicláveis: brincando de forma consciente”, teve como principal objetivo propor uma forma diferenciada de discutir a educação ambiental por meio da produção de jogos recicláveis com uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental I. Este estudo baseou-se metodologicamente na abordagem qualitativa com foco na perspectiva da Pedagogia de Projetos. O projeto teve como principais ações, a realização de rodas de discussão sobre reciclagem, preservação e consumo consciente, sessão de cinema ambiental com o filme Wall-E, pesquisa de jogos no laboratório de informática, produção de jogos de forma coletiva em sala de aula e como culminância a exposição dos jogos produzidos pela turma na feira do conhecimento aberta para comunidade escolar. Como resultados, destaca-se o engajamento dos estudantes em discutir e aprender sobre a temática ambiental, além dos diversos jogos que foram produzidos com o uso de materiais recicláveis pela turma. Portanto, o projeto assumiu a função de potencializador de saberes sobre a conscientização ambiental de forma individual e coletiva.

Biografia do Autor

Flávio Penteado de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso

Doutorando em Linguística, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGL/UNEMAT), campus de Cáceres-MT, na linha de pesquisa Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem. Mestre em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGLetras/UNEMAT), campus de Sinop-MT. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGAS/UFMS), campus de Campo Grande-MS. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UNEMAT). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É membro do Grupo de Estudos sobre Pesquisa Narrativa no Ensino-aprendizagem de Línguas (GEPENEL) da UNEMAT (PPGL/PPGLetras). É membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros Encrespar da UNEMAT campus de Sinop. Possui proficiência em Língua Brasileira de Sinais emitida pela Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso (SEDUC) e o Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação e Atendimento à Pessoa Surda (CAS/MT). Tem experiência nas Áreas de Antropologia, Educação, Geografia e Letras, com ênfase em: Antropologia da Deficiência, Educação Especial e Inclusiva, Ensino-aprendizagem de Línguas Adicionais para Crianças, Língua Brasileira de Sinais, Narrativas Visuais e Sinalizadas e Relações Étnico-raciais.

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Publicado

15-09-2025

Como Citar

Souza, F. P. de. (2025). JOGOS PEDAGÓGICOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS: PROPOSTA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Divers@!, 18(1). https://doi.org/10.5380/diver.v18i1.97199