INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PERÍODO DE ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v14i2.83346Resumo
Após um ano de pandemia da covid-19, as instituições da rede estadual de educação do Paraná mantinham o ensino remoto como forma de diminuir a disseminação do vírus, utilizando a plataforma on-line disponibilizada pela Google e suas ferramentas, possibilitando assim que o aluno mantivesse o vínculo com a escola. Nesse contexto, o objetivo deste artigo foi analisar os possíveis impactos de uma prática pedagógica remota e interdisciplinar com docência compartilhada e sua contribuição em relação as concepções/ideias/conceitos que os alunos possuem sobre: ser humano e natureza, preservação das nascentes e uso da água. Os sujeitos dessa investigação foram alunos do município de Matinhos, de uma turma do 9o ano e outra da 1a série do Ensino Médio, tendo como docentes regentes dessas turmas uma professora da disciplina de Matemática e outra de Ciências. Os convidados para a docência compartilhada foram profissionais de diferentes áreas e instituições de ensino. Com uma abordagem quali-quantitativa,realizou-se uma análise comparativa, cujos dados foram coletados por meio de questionários na forma online e analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Após a análise percebeu-se que a partir das aulas interdisciplinares, houve variação de 4,0% para 19,0% de alunos que passaram a perceber o homem como parte da natureza. A docência compartilhada como estratégia metodológica favoreceu o diálogo, proporcionou maior dinamismo e estimulou diferentes visões sobre os assuntos abordados, destarte a ação mostrou-se relevante, contribuindo para a formação de sujeitos críticos com capacidade de argumentar e tomar decisões pertinentes sobre questões socioambientais.
Palavras-chave: prática pedagógica; educação remota; ensino interdisciplinar.
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