ECOFORMAÇÃO TRANSDISCIPLINAR: REFLEXÕES ACERCA DA CRISE PSICOSSOCIOECOLÓGICA GLOBAL NA ERA PLANETÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v13i1.70003Resumo
Este artigo tem como objetivo abordar o enfoque de ecoformação transdisciplinar a partir de reflexões acerca da crise psicossocioecológica global, que vem sendo discutida nos meios acadêmicos e governamentais desde o final da década de 1960. A metodologia selecionada baseou-se na revisão ordenada de textos acadêmicos sobre o tema. Argumenta-se que a noção de ecoformação transdisciplinar constitui um desdobramento do novo paradigma sistêmico na ciência contemporânea, designando um dispositivo de aprendizagem transformadora ecologizada que poderia, em princípio, favorecer uma metamorfose cultural ao mobilizar pesquisa, ação e formação de modo dialógico e contínuo. Concluiu-se que este enfoque ecopedagógico é um componente essencial no enfrentamento dessa crise global.
Palavras-chave: Tecnociência; Ecopedagogia; Ensino educativo; Metamorfose cultural; Paradigma sistêmico-complexo; Edgar Morin.
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