TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA: QUANDO O CHEIRO DA DECOMPOSIÇÃO GANHA OUTROS SENTIDOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v12i2.69713Resumo
Apesar das temáticas ambientais merecerem atenção crescente da humanidade não são prioridades no sistema escolar de ensino. Abordagens rasas e projetos frustrados marcam as raras vezes em que o tema meio ambiente é trabalhado. A partir dessa problemática, o presente artigo vem descrever uma proposta didática de educação ambiental comprometida em sensibilizar e despertar reflexões acerca dos temas geradores: solo e compostagem. A atividade se constituiu por meio da parceria entre a Escola Estadual Abigail dos Santos Corrêa e o Espaço autônomo de compostagem e vermicompostagem – Francisco Amaro, no município de Matinhos- PR, onde os estudantes realizaram uma aula de campo. Ao final da proposta os integrantes dos sextos anos, responderam à uma enquete e apontaram suas percepções sobre essa experiência. Os resultados demonstraram que o aprendizado na prática agregou outros sentidos à teoria trabalhada em sala e apontou potencial motivacional de mudanças de atitude na sociedade.
Referências
ABRAM, D. Merleau-Ponty and the Voice of the Earth. In: MACAULEY, David (Ed.). Minding Nature: the philosophers of ecology. New York: The Guilford Press, 1996.
AUTORES. 2016.
CARVALHO, I.C.M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. (Envirommental Education: the ecological subject formation]. São Paulo: Cortez. 2004
COUSIN, C. Pertencer ao navegar, agir e narrar: a formação de educadores ambientais. 2010
DULLIUS, A.; SILVA, M.C. Políticas públicas para os resíduos sólidos urbanos em Matinhos-PR. In: Leonardo Tullio. (Org). Gestão dos Resíduos Sólidos 3. 3ed. Ponta Grossa: Atena, 2019, v.3,p. 116-a32.
FONSECA, G.; CALDEIRA, A. M. A. Uma reflexão sobre o ensino aprendizagem de ecologia em aulas práticas e a construção de sociedades sustentáveis. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 3, p.70-92, set./dez. 2008.
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/240/212
GUTIÉRREZ, F.; PRADO, C. Ecopedagogia e Cidadania Planetária. São Paulo: Editora Cortez, 1999.
HOWARD, A. Um Testamento Agrícola. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 33a Edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
http://forumeja.org.br/files/Autonomia.pdf
LEI Nº 2030/2019. Política Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana de Matinhos (PMAUP).
LONGO, A.D. Minhoca: de Fertilizadora do solo a fonte alimentar. São Paulo: Icone Editora. 1987.
Ministério do Meio Ambiente. Plano Nacional de Resíduos Sólidos: Versão Preliminar para Consulta Pública. Cap. Diagnóstico da Situação dos Resíduos Sólidos no Brasil. Brasília, 2011.
https://www.mma.gov.br/estruturas/253/_publicacao/253_publicacao02022012041757.pdf
Ministério Público do Estado do Paraná. Apostila para a gestão municipal de resíduos sólidos urbanos. 2ed. Curitiba. 2013.
http://www.meioambiente.mppr.mp.br/arquivos/File/Apostila_compostagem_Final_Pos_Print.pdf
SANTOS, B. S.; MENESES, M.P. Epistemologias do Sul. Coimbra: Almeidina , 2009.
file:///C:/Users/Lenovo/Downloads/Epistemologias%20do%20Sul.pdf
SANTOS, B. S.A crítica da razão indolente – Contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez. 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.