OS SIGNOS NA EDUCAÇÃO: PEIRCE, BAKHTIN, VYGOTSKY E FEUERSTEIN
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v9i1/2.50072Resumo
Neste trabalho apresentaremos um estudo sobre a lógica (ou semiótica) e sua importância para o entendimento humano, especialmente no ensino e na educação. Abordaremos o rastro da semiótica deixado por Aristóteles, Hume, Locke, Stuart Mill e Kant, o qual foi trilhado e ampliado por Peirce e Bakhtin em seus estudos sobre a ação dos signos, ou semiose. Veremos a importância da lógica na educação, na abordagem de Vygotsky, com ênfase na ação dos signos para a (re)constituição da mente pelas interações sociais, e de Feuerstein com foco na importância da mediação humana através do uso dos signos. Ao término, ousaremos aplicar a semiótica para a (re)leitura dos termos educação, ensino, e estudo, particularmente em dois estudos de caso: a (circum)inferência da terra estimada por Eratóstenes e do fenômeno de diminuição das quantidades dos produtos nos supermercados brasileiros
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

