INTERROGANDO NARRATIVAS COM AS CRIANÇAS: RELATO DE VIVÊNCIA EXTENSIONISTA

Autores

  • Rosangela Valachinski Gandin Universidade Federal do Paraná
  • Luciana Ferreira Universidade Federal do Paraná.
  • Tatiellen de Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Tatiani Ribeiro Margerum Secretaria Municipal de Educação de Matinhos - SMEEC

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v10i1.48558

Resumo

A leitura é individual e está associada aos contextos sociais do leitor e os textos não explicitam tudo na sua superfície e requerem, assim, a utilização das inferências para o encontrar o que não está explícito. O presente relata, então, as atividades extensionistas de leitura realizadas com 200 crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Matinhos – Paraná. Ao todo foram realizadas por acadêmicos 07 sessões de leitura com o emprego da metodologia de leitura que consiste em ensinar a ler antes da leitura procurando ativar o conhecimento prévio e elaboração de hipóteses, ensinar a inferir durante a leitura e após, identificar a ideia principal e o tema e resumir para obter a compreensão global do texto. Os resultados obtidos com uma amostra de 10% das
crianças demonstraram que esses apreciaram as sessões de leitura por estas serem legais e criativas e o relato da escola confirmou as informações das crianças, uma vez que aumentou a procura por livros na biblioteca.

Biografia do Autor

Rosangela Valachinski Gandin, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação e Pedagoga da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenadora do programa de extensão O Mundo Mágico da Leitura. email: gandin_valachinski@yahoo.com.br

Luciana Ferreira, Universidade Federal do Paraná.

Professora de Artes Visuais na UFPR. Vice-coordenadora do projeto Clube da Leitura e orientadora no Programa de extensão O mundo mágico da leitura.

Tatiellen de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Acadêmica do curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação e bolsista extensão do programa de extensão O mundo mágico da leitura no período de junho/2013 a junho/2016.

Tatiani Ribeiro Margerum, Secretaria Municipal de Educação de Matinhos - SMEEC

Pedagoga, Licenciada em Letras e Especialista em Literatura Infantil, Coordenadora Educacional da rede municipal de Ensino de Matinhos. E-mail: tatiletras@yahoo.com.br

Referências

COLOMER, Teresa e CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 14ª ed, Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Exercícios de Compreensão ou Copiação nos manuais de ensino de língua? Em aberto, Brasileira, ano 6, n. 69, jan./ mar. 1996.

SPINILLO, Alina Galvão e MAHON, Érika da Rocha. Compreensão de texto em crianças: Comparações entre diferentes classes de inferência a partir de uma metodologia on-line. In: Psicologia Reflexão e Crítica, 2007, pp. 463 – 471.

SOLÉ, Isabel. Estratégia de leitura. 6ª ed. Porto Alegre, Artmed, 1996.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

Gandin, R. V., Ferreira, L., de Oliveira, T., & Margerum, T. R. (2017). INTERROGANDO NARRATIVAS COM AS CRIANÇAS: RELATO DE VIVÊNCIA EXTENSIONISTA. Divers@!, 10(1), 23–27. https://doi.org/10.5380/diver.v10i1.48558

Edição

Seção

Artigos