INTERROGANDO NARRATIVAS COM AS CRIANÇAS: RELATO DE VIVÊNCIA EXTENSIONISTA
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v10i1.48558Resumo
A leitura é individual e está associada aos contextos sociais do leitor e os textos não explicitam tudo na sua superfície e requerem, assim, a utilização das inferências para o encontrar o que não está explícito. O presente relata, então, as atividades extensionistas de leitura realizadas com 200 crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Matinhos – Paraná. Ao todo foram realizadas por acadêmicos 07 sessões de leitura com o emprego da metodologia de leitura que consiste em ensinar a ler antes da leitura procurando ativar o conhecimento prévio e elaboração de hipóteses, ensinar a inferir durante a leitura e após, identificar a ideia principal e o tema e resumir para obter a compreensão global do texto. Os resultados obtidos com uma amostra de 10% das
crianças demonstraram que esses apreciaram as sessões de leitura por estas serem legais e criativas e o relato da escola confirmou as informações das crianças, uma vez que aumentou a procura por livros na biblioteca.
Referências
COLOMER, Teresa e CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 14ª ed, Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Exercícios de Compreensão ou Copiação nos manuais de ensino de língua? Em aberto, Brasileira, ano 6, n. 69, jan./ mar. 1996.
SPINILLO, Alina Galvão e MAHON, Érika da Rocha. Compreensão de texto em crianças: Comparações entre diferentes classes de inferência a partir de uma metodologia on-line. In: Psicologia Reflexão e Crítica, 2007, pp. 463 – 471.
SOLÉ, Isabel. Estratégia de leitura. 6ª ed. Porto Alegre, Artmed, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

