É POSSIVEL EXISTIR DIÁLAGO ENTRE O SABER DO CAMPO E O SABER ESCOLAR, POR MEIO DO CURRÍCULO?
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v7i2.40717Resumo
O objetivo do trabalho consiste em buscar conhecimentos metodológicos
para compreender como se constrói, executa e vivencia um Currículo Escolar
que visa atender educandos oriundos do campo e da cidade, matriculados numa
Instituição de Ensino Nucleada. A metodologia foi organizada em três etapas.
A primeira correspondeu a avaliação diagnóstica, a segunda corresponde,
respectivamente, a 22 horas aulas, organizadas em 08 encontros de atividades
sobre o conteúdo “medidas agrárias”, e a terceira etapa, diz respeito a avaliação somativa. Trinta estudantes da 3ª série do ensino médio participaram das atividades, que reúne 28 horas de trabalho. Como resultado foi obtido que a metodologia desenvolvida contribuiu com a aprendizagem e a formação dos estudantes, por isso, o conteúdo “medidas agrárias” passou a fazer parte do Plano de Trabalho Docente – PTD e se incorporou ao currículo da escola do campo nucleada, de forma a criar permanente diálogo entre o saber popular e o saber escolar.
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