MATEMÁTICA E ARTE: UMA AVENTURA COM OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Autores

  • Deniele Pereira Batista

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v7i2.40716

Resumo

O presente texto apresenta uma proposta pedagógica desenvolvida com alunos do 4º ano do ensino fundamental nas aulas de matemática. Foram adotadas
algumas estratégias na perspectiva da aprendizagem significativa, com a intenção de transcender o ensino tradicional da matemática na escola, aproximando os saberes matemáticos, em especial os do campo da geometria, à vida cotidiana dos alunos. Dentre as estratégias, a arte representou um caminho profícuo para o “fazer matemática” com e pelos alunos, uma vez que os objetos do mundo físico foram explorados por meio de atividades artísticas. Ao término da proposta, foi possível constatar ganhos na aprendizagem dos alunos, na medida em que se apropriaram do tema estudado para desenvolver habilidades matemáticas
preconizadas nos documentos de referência sobre o ensino da matemática.

Downloads

Como Citar

Batista, D. P. (2014). MATEMÁTICA E ARTE: UMA AVENTURA COM OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Divers@!, 7(2). https://doi.org/10.5380/diver.v7i2.40716

Edição

Seção

Artigos