AGROECOLOGIA NA ESCOLA

A EXPERIÊNCIA DO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO IRACI SALETE STROZAK E DA ESCOLA ITINERANTE HERDEIROS DO SABER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v18i1.100062

Palavras-chave:

Educação do Campo, Áreas de Reforma Agrária, Comunidade

Resumo

Este trabalho é resultado do projeto de pesquisa Sustentabilidade, Educação do Campo e Agroecologia: organização socioprodutiva e processos formativos em assentamentos rurais na Bahia, no Paraná e em Santa Catarina, cuja investigação esteve sustentada na pesquisa documental, bibliográfica e de campo, tendo por foco a Escola Estadual do Campo Iraci Salete Strozak, localizada no Assentamento Marcos Freire, e a Escola Itinerante Herdeiros do Saber, localizada no pré-assentamento Herdeiros da Terra de 1° de Maio, ambas no município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná. Objetiva-se compreender como as escolas do campo inserem a agroecologia no currículo escolar e na comunidade. Na pesquisa documental, foram reunidas e organizadas as elaborações e as práticas das escolas em torno da relação Educação do Campo e Agroecologia. A pesquisa de campo se deu no espaço das escolas com a descrição e análise das ações pertinentes à investigação. Já a pesquisa bibliográfica e os estudos orientados voltaram-se para o aprofundamento de aspectos relacionados à compreensão acerca da relação Educação do Campo e Agroecologia no contexto da reforma agrária e da escola do campo, com a sistematização de elementos que constituem a materialidade da escola. Durante o processo de reconhecimento e sistematização, verificou-se a congruência entre as necessidades concretas da escola e das comunidades que a integram e as práticas desenvolvidas no âmbito escolar.

 

Biografia do Autor

Ana Catarina Vasconcelos, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduanda em Educação do Campo, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul, Paraná, Brasil

Referências

CALDART, R. S. Caminhos para a transformação da escola: trabalho, agroecologia e estudo nas escolas do campo. São Paulo: Expressão Popular, 2017.

CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

CALDART, R. S. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak (CEISS). Projeto Político-Pedagógico. Rio Bonito do Iguaçu, 2024.

FEDERICI, C.; FINATTO, R. A. Educação do Campo e Agroecologia: as práticas pedagógicas na Escola Itinerante Herdeiros do Saber. In: HAMMEL, A. C.; CARCAIOLI, G. F.; MONACO, G. DEL.; FINATTO, R. A. (Org.). Estudos sobre a Realidade Brasileira: práticas e movimentos contra-hegemônicos. Curitiba: CRV, 2020.

JORNADA DE AGROECOLOGIA, 21., 2024, Centro Politécnico da UFPR, Curitiba, 2024. Disponível em: https://jornadadeagroecologia.org.br/o-que-e-a-jornada/. Acesso em: 2 jun. 2025.

LEITE, V. de J. A ofensiva do programa político e educacional do agronegócio na educação pública. 2023. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Educação, Maringá, 2023.

LEITE, V. de J.; SAPELLI, M. L. S. Complexos de Estudos. In: DIAS, A. P.; STAUFFER, A. de B.; MOURA, L. H.; VARGAS, M. C. (Org.). Dicionário de Agroecologia e Educação. São Paulo: Expressão Popular; Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2021.

MARIANO, A. S.; LOMBARDI, J. C. Ensaios da Escola do Trabalho nas escolas itinerantes dos acampamentos do MST no estado do Paraná. Revista Debates Insubmissos, Caruaru-PE, ano 2, v. 2, n. 6, mai./ago. 2019.

MELLO, J. C. Educação do Campo e Agroecologia: materialização do processo na Escola Iraci Salete Strozak. 2023. 140 f. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Laranjeiras do Sul, 2023.

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST). MST no PR anuncia 3ª Jornada da Natureza com ações de reflorestamento da Mata Atlântica. MST, 23 maio 2025. Disponível em: https://mst.org.br/2025/05/23/mst-no-pr-anuncia-3a-jornada-da-natureza-com-acoes-de-reflorestamento-da-mata-atlantica. Acesso em: 5 jun. 2025.

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST). Princípios da Educação no MST. Caderno da Educação, v. 8, 1996.

PALUDETO, M. C.; DAL RI, N. M. Pedagogia do MST e seu caráter potencialmente revolucionário. In: JORNADA DE ESTUDOS AGRÁRIOS: TERRITÓRIOS E MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. 2014, Marília. Anais... Marília: CPEA/UNESP/MST. Departamento de Ciências Políticas e Econômicas, 2014. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Eventos/2014/jornadadeestudosagrarios/

paludeto_melina_dal-ri_neusa.pdf Acesso em: 20 maio 2025.

SILVA, J. Z.; GEHRKE, M. Intencionalidades formativas voltadas à agroecologia na educação básica: a experiência de duas escolas do campo no contexto da reforma agrária no Brasil. Revista de Educación, Mar Del Plata, ano XVI, n. 35, 1/2025.

Downloads

Publicado

29-12-2025

Como Citar

Hammel, A. C., & Vasconcelos, A. C. (2025). AGROECOLOGIA NA ESCOLA: A EXPERIÊNCIA DO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO IRACI SALETE STROZAK E DA ESCOLA ITINERANTE HERDEIROS DO SABER. Divers@!, 18(1). https://doi.org/10.5380/diver.v18i1.100062