As riquezas do Semiárido Brasileiro
uma experiência em visitas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v18i1.100055Palavras-chave:
Educação no/do Campo, Políticas Públicas, Educação ContextualizadaResumo
Este artigo parte das vivências no componente curricular Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – Campus XII, e apresenta experiências pedagógicas desenvolvidas durante visitas a uma escola do campo e a um quintal produtivo no município de Iuiu - BA, além de uma Escola Família Agrícola localizada em Riacho de Santana-BA. O objetivo foi analisar de que forma a Educação Contextualizada, aliada a práticas sustentáveis, contribui para a promoção de uma convivência digna com a região semiárida. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, no qual foram realizados observações, entrevistas e registros para a coleta de dados. A análise demonstrou que as práticas pedagógicas e produtivas desses espaços desempenham papel importante na valorização do Semiárido, promovendo uma convivência sustentável. O estudo compreende que integrar saberes locais à educação e à sustentabilidade torna possível e produtiva a convivência com o clima. Conclui-se que a valorização desse território e o desenvolvimento de políticas públicas adequadas são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da região e para o fortalecimento de sua identidade cultural.
Referências
ANDRADE, Gilmar dos Santos; PACHECO, Jardel Luís Felix; Costa, Tiago Pereira da. O método pedagógico do curso superior de Tecnologia em Agroecologia: EFASE/UFRB/PRONERA e movimentos sociais. In: Francisco Emanuel Matos Brito; Gilmar dos Santos Andrade; Maria Dorath Bento Sodré; Rosana Mara Chaves Rodrigues [Orgs.] Educação do Campo e Agroecologia: resistência e luta pelo fortalecimento dos saberes e fazeres. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 173 – 190.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 1/2023. Diário Oficial da União, Brasília, 17 de agosto de 2023, Seção 1, pp. 41-42.
BRITO, Francisco Emanuel Matos; SODRÉ, Maria Dorath Bento; ANDRADE, Gilmar dos Santos; RODRIGUES, Rosana Mara Chaves [Orgs]. Educação do campo e agroecologia- resistência e luta pelo fortalecimento dos saberes e fazeres. Pedro e João editores, São Carlos, São Paulo - 2022, 366 p. Disponível em: https://www.bibliotecaagptea.org.br/administracao/educacao/livros/EDUCACAO%20DO%20CAMPO%20E%20AGROECOLOGIA.pdf Acesso em: 08 de junho de 2025.
CONTI, Irio Luiz; SCHROEDER, Edni Oscar. Estratégias de convivência com o Semiárido Brasileiro- textos e artigos de alunos (as) participantes. Coop. Brasil- Espanha, 2010 a 2014. Disponível em: http://plataforma.redesan.ufrgs.br/biblioteca/pdf_bib.php?%20COD_ARQUIVO=17908 Acesso em: 08 de junho de 2025.
COUQUEIRO, José da Rocha. As experiências de captação da água de chuva realizadas pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) nas comunidades Pau Branco e Tanque de Claudiano no município de Riacho de Santana- BA, de 2005 a 2015: limites e possibilidades, São Paulo, 2016. 204f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (Unesp), São Paulo, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/entities/publication/26798cdd-15c6-4e4f-8498-9d88b841d72d Acesso em: 08 de junho de 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MACHADO, Carmem Lúcia Bezerra; CAMPOS, Christiane Senhorinha Soares; PALUDO, Conceição [Orgs.]. Teoria e Prática da educação do campo. Brasília, MDA, 2008.
MALVEZZI, Roberto. Semiárido- uma visão holística. Brasília, CONFEA, 2007.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
PEREIRA, Eugênia da Silva; VILAS BOAS, Juliano da Silva; MARQUES, Tatyanne Gomes. O centro de agroecologia no semiárido (casa) como protagonista de fazeres saberes agroecológicos. In: Francisco Emanuel Matos Brito; Gilmar dos Santos Andrade; Maria Dorath Bento Sodré; Rosana Mara Chaves Rodrigues [Orgs.] Educação do Campo e Agroecologia: resistência e luta pelo fortalecimento dos saberes e fazeres. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 173 – 190.
SILVA, Adelaide Pereira da. Educação contextualizada, transposição didática e complexidade: um começo de conversa. In: REIS, Edmerson dos Santos; CARVALHO, Luzineide Dourado (Orgs). Educação Contextualizada: fundamentos e práticas, Juazeiro – Ba, 2011, p. 21 – 43.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jônatas, Lídia, Lidiane Rodrigues Nogueira, Leidjane

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

