As riquezas do Semiárido Brasileiro

uma experiência em visitas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v18i1.100055

Palavras-chave:

Educação no/do Campo, Políticas Públicas, Educação Contextualizada

Resumo

Este artigo parte das vivências no componente curricular Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – Campus XII, e apresenta experiências pedagógicas desenvolvidas durante visitas a uma escola do campo e a um quintal produtivo no município de Iuiu - BA, além de uma Escola Família Agrícola localizada em Riacho de Santana-BA. O objetivo foi analisar de que forma a Educação Contextualizada, aliada a práticas sustentáveis, contribui para a promoção de uma convivência digna com a região semiárida. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, no qual foram realizados observações, entrevistas e registros para a coleta de dados. A análise demonstrou que as práticas pedagógicas e produtivas desses espaços desempenham papel importante na valorização do Semiárido, promovendo uma convivência sustentável. O estudo compreende que integrar saberes locais à educação e à sustentabilidade torna possível e produtiva a convivência com o clima.  Conclui-se que a valorização desse território e o desenvolvimento de políticas públicas adequadas são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da região e para o fortalecimento de sua identidade cultural.

Biografia do Autor

Jônatas, Universidade do Estado da Bahia

Graduando em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB DEDC Campus XII (2021-atual), atua no projeto extensionista Programa Partiu Estágio, como auxiliar da Biblioteca Universitária prof. ª Dilma Gumes Fernandes (2024-atual). Participou como instrutor de Música no Programa Mais Educação (2019) e como cursista do Programa Universidade Para Todos - UPT (2019).  Está vinculado à linha de pesquisa: Fundamentos Filosóficos, Psicológicos e Socioantropológicos da Educação, pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE). Contato profissional: jonatasthiago99@gmail.com

Lídia, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XII- Guanambi. Trabalha no Centro de Educação Infantil em tempo Integral Pedacinho do Céu-Iuiu -BA, trabalhou como monitora no colégio Reino Encantado -Iuiu -BA.

Leidjane, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2016); Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Campus de Espinosa (2009), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES (2019); Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro pela UFRB (2012). Especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2012). Especialista em Linguística, Leitura e Produção de Texto pelo Instituto Superior de Educação de Janaúba, ISEJAN (2010); Atuou como dirigente sindical no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Urandi (2006-2019) e como Coordenadora do Polo Sindical da Região de Guanambi (2013-2019). Atuou como professora substituta, vinculada ao Colegiado de Letras, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB / Campus XIII (10/2019-01/2020). Atuou como Professora substituta, vinculada ao Colegiado de Letras, da UNEB / Campus XXI (04/2022-07/2023). Atua como Professora substituta, vinculada ao Colegiado de Pedagogia da UNEB / Campus XII (06/2024-atual); É Sócia-mantenedora e atua como Gestora Escolar no Centro Educacional Girassol - Urandi/BA; Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire - NEPE, na linha de pesquisa em Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais.

Referências

ANDRADE, Gilmar dos Santos; PACHECO, Jardel Luís Felix; Costa, Tiago Pereira da. O método pedagógico do curso superior de Tecnologia em Agroecologia: EFASE/UFRB/PRONERA e movimentos sociais. In: Francisco Emanuel Matos Brito; Gilmar dos Santos Andrade; Maria Dorath Bento Sodré; Rosana Mara Chaves Rodrigues [Orgs.] Educação do Campo e Agroecologia: resistência e luta pelo fortalecimento dos saberes e fazeres. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 173 – 190.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 1/2023. Diário Oficial da União, Brasília, 17 de agosto de 2023, Seção 1, pp. 41-42.

BRITO, Francisco Emanuel Matos; SODRÉ, Maria Dorath Bento; ANDRADE, Gilmar dos Santos; RODRIGUES, Rosana Mara Chaves [Orgs]. Educação do campo e agroecologia- resistência e luta pelo fortalecimento dos saberes e fazeres. Pedro e João editores, São Carlos, São Paulo - 2022, 366 p. Disponível em: https://www.bibliotecaagptea.org.br/administracao/educacao/livros/EDUCACAO%20DO%20CAMPO%20E%20AGROECOLOGIA.pdf Acesso em: 08 de junho de 2025.

CONTI, Irio Luiz; SCHROEDER, Edni Oscar. Estratégias de convivência com o Semiárido Brasileiro- textos e artigos de alunos (as) participantes. Coop. Brasil- Espanha, 2010 a 2014. Disponível em: http://plataforma.redesan.ufrgs.br/biblioteca/pdf_bib.php?%20COD_ARQUIVO=17908 Acesso em: 08 de junho de 2025.

COUQUEIRO, José da Rocha. As experiências de captação da água de chuva realizadas pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) nas comunidades Pau Branco e Tanque de Claudiano no município de Riacho de Santana- BA, de 2005 a 2015: limites e possibilidades, São Paulo, 2016. 204f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (Unesp), São Paulo, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/entities/publication/26798cdd-15c6-4e4f-8498-9d88b841d72d Acesso em: 08 de junho de 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MACHADO, Carmem Lúcia Bezerra; CAMPOS, Christiane Senhorinha Soares; PALUDO, Conceição [Orgs.]. Teoria e Prática da educação do campo. Brasília, MDA, 2008.

MALVEZZI, Roberto. Semiárido- uma visão holística. Brasília, CONFEA, 2007.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

PEREIRA, Eugênia da Silva; VILAS BOAS, Juliano da Silva; MARQUES, Tatyanne Gomes. O centro de agroecologia no semiárido (casa) como protagonista de fazeres saberes agroecológicos. In: Francisco Emanuel Matos Brito; Gilmar dos Santos Andrade; Maria Dorath Bento Sodré; Rosana Mara Chaves Rodrigues [Orgs.] Educação do Campo e Agroecologia: resistência e luta pelo fortalecimento dos saberes e fazeres. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 173 – 190.

SILVA, Adelaide Pereira da. Educação contextualizada, transposição didática e complexidade: um começo de conversa. In: REIS, Edmerson dos Santos; CARVALHO, Luzineide Dourado (Orgs). Educação Contextualizada: fundamentos e práticas, Juazeiro – Ba, 2011, p. 21 – 43.

Downloads

Publicado

29-12-2025

Como Citar

Carneiro, J. T. dos S., Rodrigues Nogueira, L. K., Rodrigues Nogueira, L., & Fernandes Baleeiro, L. (2025). As riquezas do Semiárido Brasileiro: uma experiência em visitas pedagógicas. Divers@!, 18(1). https://doi.org/10.5380/diver.v18i1.100055