Ciência e democracia no Supremo Tribunal Federal: participação social nas audiências públicas conduzidas pela ministra Cármen Lúcia

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v69i1.87440

Parole chiave:

Audiências públicas. Jurisdição constitucional. Ciência. Participação social.

Abstract

O presente artigo analisa criticamente o uso efetivo das audiências públicas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com base na teoria da sociedade aberta de intérpretes da constituição, essas audiências foram introduzidas no controle de constitucionalidade brasileiro pelas Leis nº 9.868/99 e 9.882/99, sendo celebradas como instrumento de abertura democrática do processo decisório da Corte. Contudo, para além do discurso, faz-se necessário analisar se, empiricamente, essa finalidade é efetivada. Adotando como recorte material as três audiências conduzidas pela ministra Cármen Lúcia, respectivamente, em 2008, 2013 e 2019, a pesquisa pretende identificar o perfil de expositores selecionados, para confrontar a finalidade legal das audiências públicas no STF com o objetivo alegado para sua convocação e, principalmente, com aquele evidenciado pelo perfil dos expositores. Para isso, essa pesquisa qualitativa, de viés crítico-reflexivo, compreendeu a catalogação e categorização de todos os expositores das audiências públicas conduzidas pela ministra, conforme a entidade representada, a titulação acadêmica e a área de conhecimento da titulação. Em conclusão, aponta-se que o objetivo almejado no uso das audiências variou na história do STF, indo de um uso exclusivamente informativo para um participativo-legitimador e, até mesmo, um uso midiático. Assim, o STF ressignificou as audiências públicas, passando a utilizá-las como instrumento de reforço de sua legitimidade decisória, inclusive em termos sociopolíticos.

Biografie autore

Mario Cesar da Silva Andrade, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Doutor em Teorias Jurídicas Contemporâneas na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FND/UFRJ. Mestre em Direito e Inovação pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Pesquisador do Observatório da Justiça Brasileira - OJB/UFRJ. Coordenador da Clínica de Direitos e Jurisdição da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.

Stephany Laysa Magalhães Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - UFJF.

Graduada em Direito na Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - UFJF. Bolsista do Projeto de Iniciação Científica com apoio da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF.

Thaís Alves da Silva

Graduada em Direito na Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - UFJF. Integrante do Projeto de Iniciação Científica com apoio da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF.

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Pubblicato

2024-04-29

Come citare

Andrade, M. C. da S., Ferreira, S. L. M., & Silva, T. A. da. (2024). Ciência e democracia no Supremo Tribunal Federal: participação social nas audiências públicas conduzidas pela ministra Cármen Lúcia. Revista Da Faculdade De Direito UFPR, 69(1), 11–39. https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v69i1.87440

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Artigos