O SISTEMA DE JUSTIÇA PENAL ENTRE A INVISIBILIDADE PÚBLICA E O RECONHECIMENTO NA MODERNIDADE PERIFÉRICA

Autori

  • Raphael Boldt Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e Johann Wolfgang Goethe-Universität (Frankfurt am Main).
  • João Maurício Adeodato Professor Titular das Faculdades de Direito do Recife e de Vitória.

DOI:

https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v60i2.38843

Parole chiave:

Invisibilidade. Justiça Criminal. Modernidade. Processo Penal. Reconhecimento.

Abstract

Diante das aparentes contradições do discurso punitivo da modernidade, fundador do processo penal e das tensões entre emancipação e regulação que caracterizam o Direito e o Judiciário modernos, espaços públicos supostamente destinados ao reconhecimento dos indivíduos, pretende-se discutir se o sistema de justiça criminal e, em especial, o processo penal, podem assegurar aos indivíduos as condições necessárias à afirmação da visibilidade e do reconhecimento. A partir do método dialético, defende-se a tese de que o processo penal da modernidade e, em especial, o sistema de justiça penal brasileiro, são incompatíveis com o reconhecimento intersubjetivo em razão de um obstáculo epistemológico, que serve ao mesmo tempo de mecanismo eficiente de consolidação da invisibilidade pública e de humilhação social.

Biografie autore

Raphael Boldt, Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e Johann Wolfgang Goethe-Universität (Frankfurt am Main).

Doutorando e Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), com estágio doutoral na Johann Wolfgang Goethe-Universität (Frankfurt am Main). Graduado em Direito e Comunicação Social. Pesquisador Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). Advogado.

João Maurício Adeodato, Professor Titular das Faculdades de Direito do Recife e de Vitória.

Professor Titular da Faculdade de Direito do Recife (UFPE). Pesquisador 1 A do CNPq. Mestre, Doutor e Livre Docente pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado pela Fundação Alexander von Humboldt e Professor Convidado nas Universidades de Mainz, Freiburg im Breisgau, Heidelberg e Hagen.

Pubblicato

2015-04-22

Come citare

Boldt, R., & Adeodato, J. M. (2015). O SISTEMA DE JUSTIÇA PENAL ENTRE A INVISIBILIDADE PÚBLICA E O RECONHECIMENTO NA MODERNIDADE PERIFÉRICA. Revista Da Faculdade De Direito UFPR, 60(2), 209–223. https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v60i2.38843

Fascicolo

Sezione

Artigos