Efeitos psicoemocionais da terapia floral em profissionais de enfermagem
análise prototípica
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.98619ptPalavras-chave:
Terapias Complementares, Terapia Floral, Essências Florais, Emoções, Profissionais de EnfermagemResumo
Objetivo: Avaliar a percepção de efeito da terapia floral de Bach nos estados psicoemocionais em profissionais de enfermagem da atenção primária à saúde.
Método: Ensaio clínico randomizado realizado com 75 profissionais de enfermagem nas cidades de Osasco e São Paulo, SP, Brasil, de outubro de 2021 a junho de 2022. O grupo intervenção recebeu a fórmula floral padronizada e o grupo placebo recebeu diluente inerte. Os dados foram coletados por meio da evocação livre de palavras e analisados empregando-se a análise prototípica.
Resultados: Os termos mais evocados antes da intervenção, nos dois grupos, permaneceram como elementos do núcleo central após a intervenção. Ao final, o grupo placebo apresentou um número total de categorias superior ao do grupo intervenção.
Conclusão: Houve melhora no estado psicoemocional do grupo intervenção. A evocação e a análise prototípica podem ser utilizadas como ferramentas auxiliares na avaliação do efeito das práticas integrativas em ensaios clínicos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fabiana Gonçalves Seki Gava Romão, Antonio Marcos Tosoli Gomes, Juliana Rizzo Gnatta, Ruth Natalia Teresa Turrini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cogitare Enfermagem se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
O estudo publicado é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo exclusivamente à Cogitare Enfermagem a avaliação do manuscrito, na qualidade de veículo de publicação científica. Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.
A Cogitare Enfermagem não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei Brasileira de Direitos Autorais.
A Cogitare Enfermagem permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Responsabilidade do Autor:
Quanto a autoria, os autores necessitam especificar, na página de identificação, qual o tipo de contribuição individual que exerceu durante a elaboração do artigo. Conforme os critérios estabelecidos pelo ICMJE disponível em: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html .
É importante destacar que são considerados quatro critérios mínimos de autoria, e todos aqueles designados como autores devem atendê-los, são eles:
- Contribuições substanciais para a concepção ou desenho do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados do estudo;
- Elaboração e revisão crítica do conteúdo intelectual do estudo;
- Aprovação da versão final do estudo a ser publicado;
- Responsável por todos os aspectos do estudo, assegurando as questões de precisão ou integridade de qualquer parte do estudo.
Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.
Os artigos publicados estarão licenciados sob a licença Creative Commons CC BY 4.0 Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 – A atribuição adotada pela Cogitare Enfermagem é permitida:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente;
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Responsabilidade do Site:
A Cogitare Enfermagem encoraja os Autores a arquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.”



















