ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS: REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.88372

Palavras-chave:

Povos Indígenas, Saúde de Populações Indígenas, Cuidado de Enfermagem, Atenção à Saúde, Assistência Integral à Saúde.

Resumo

Objetivo: identificar na literatura as ações de assistência de enfermagem à saúde das populações indígenas.

Método: trata-se de uma revisão de escopo, cuja busca foi realizada no mês de setembro de 2022  nas seguintes bases de dados: Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Catálogo de teses e dissertações da CAPES, Google Scholar, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Pan American Health Organization (PAHO), National Library of Medicine and National Institutes of Health (PUBMED) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Os resultados foram avaliados por meio de sumarização dos artigos selecionados.

Resultados: as principais ações dirigidas à população indígena foram: consultas de enfermagem e atividades de promoção e prevenção da saúde. A principal dificuldade encontrada em relação aos povos indígenas é a barreira linguística.

Conclusão: a equipe de enfermagem encontra dificuldades, como: a difícil localização das aldeias; alta sobrecarga de trabalho em decorrência da falta de profissionais médicos; barreira linguística; e condições inadequadas.

Biografia do Autor

Marcelo Anderson Cavalcante Monteiro, Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção – CE, Brasil.

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem na Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção/CE, Brasil.  Especialista em Enfermagem Terapia Intensiva.

Luana Eugênia de Andrade Siqueira, Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção – CE, Brasil.

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem na Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção/CE, Brasil.

Natasha Marques Frota, Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção – CE, Brasil.

Enfermeira. Doutora. Docente do curso de enfermagem da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção/CE, Brasil.

Lívia Moreira Barros, Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção – CE, Brasil.

Enfermeira. Doutora. Docente do curso de enfermagem da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção/CE, Brasil.

Violeta Maria de Siqueira Holanda, Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção – CE, Brasil.

Enfermeira. Doutora. Docente do curso de enfermagem da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção/CE, Brasil.

Publicado

16-06-2023

Como Citar

Monteiro, M. A. C., Siqueira, L. E. de A., Frota, N. M., Barros, L. M., & Holanda, V. M. de S. (2023). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS: REVISÃO DE ESCOPO. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.88372

Edição

Seção

Revisão