TEMPO DE CONTATO COM INTERVENÇÕES EDUCATIVAS E AUTOCUIDADO DE PESSOAS COM DIABETES MELLITUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.72588

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Enfermagem, Educação em Saúde, Autocuidado, Cuidados de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: verificar a relação entre o tempo de contato com intervenções educativas e as variáveis de autocuidado em usuários com diabetes mellitus.
Método: estudo quase experimental do tipo antes e depois. Os dados foram coletados entre agosto e dezembro de 2019, em dois momentos distintos: no primeiro dia de intervenção educativa (momento inicial) e o no último dia (momento final). Na análise, utilizou-se o t-student pareado para comparar as médias dos escores no momento inicial e no momento final.
Resultados: participaram do estudo 57 pessoas que viviam com diabetes mellitus tipo 2. A análise demonstrou melhora nos escores de autocuidado entre o momento inicial (4,15) e o momento final (4,81), com significância estatística (p<0,001).
Conclusão: verificou-se uma relação positiva entre o tempo de contato com intervenções educativas e as variáveis de autocuidado em usuários acompanhados na estratégia de saúde da família que vivem com diabetes mellitus.

Publicado

2021-02-08

Como Citar

Silva, Álef L. D. de A., Neves, E. L. F. das, Lucena, J. G. S. de, Oliveira Neta, M. S. de, Azevedo, T. F. de, Nunes, W. de B., & Andrade, L. L. de. (2021). TEMPO DE CONTATO COM INTERVENÇÕES EDUCATIVAS E AUTOCUIDADO DE PESSOAS COM DIABETES MELLITUS. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.72588

Edição

Seção

Artigo Original