FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS E OCUPACIONAIS ASSOCIADOS AOS RECURSOS DE BEM-ESTAR NO PLANEJAMENTO DA APOSENTADORIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.70276

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Envelhecimento, Aposentadoria, Saúde do Trabalhador, Envelhecimento Saudável.

Resumo

Objetivo: analisar os fatores sociodemográficos e ocupacionais associados à adoção de recursos de bem-estar no planejamento da aposentadoria.
Método: pesquisa transversal, exploratória, de abordagem quantitativa, realizada entre maio e novembro de 2018, com dados secundários coletados nas respostas ao Inventário de Recursos para a Aposentadoria (IRA), inserido no web software “Aposentar-se com Saúde”. Utilizou-se o programa Statistical Package for Social Sciences versão 20.0 para análise estatística descritiva e inferencial.
Resultados: a adoção dos recursos de bem-estar no planejamento da aposentadoria esteve associada positivamente aos aspectos físico, social, emocional, cognitivo e motivacional e ao global. As variáveis sexo, titulação, religião, renda familiar e estar empregado representaram menor adoção de recursos de bem-estar.
Conclusão: os resultados fundamentam o processo de trabalho do enfermeiro, ao contribuir para o direcionamento das ações de promoção à saúde do trabalhador e para a necessidade de planejamento para a adaptação à aposentadoria.

Biografia do Autor

Márcio Souza dos Santos, Universidade Estadual de Londrina- PR, Brasil.

Enfermeiro. Residente de Enfermagem em Gerência dos Serviços de Enfermagem do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil. 

Paloma de Souza Cavalcante Pissinati, Universidade Estadual de Londrina- PR, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Pós doutoranda em enfermagem do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.

Mariana Angela Rossaneis, Universidade Estadual de Londrina- PR, Brasil.

Enfermeira. Pós Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.

Raquel Gvozd Costa, Universidade Estadual de Londrina- PR, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Pós doutoranda em enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina- PR, Brasil.

Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina- PR, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Santos, M. S. dos, Pissinati, P. de S. C., Rossaneis, M. A., Costa, R. G., & Haddad, M. do C. F. L. (2020). FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS E OCUPACIONAIS ASSOCIADOS AOS RECURSOS DE BEM-ESTAR NO PLANEJAMENTO DA APOSENTADORIA. Cogitare Enfermagem, 25. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.70276

Edição

Seção

Artigo Original