INSTITUCIONALIZAÇÃO DE IDOSOS E CUIDADO FAMILIAR: PERSPECTIVAS DE PROFISSIONAIS DE INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.69459

Palavras-chave:

Idosos, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Família, Habitação para Idosos, Assistência a Idosos.

Resumo

Objetivo: identificar o cuidado familiar prestado a idosos institucionalizados, percebido por profissionais de Instituições de Longa Permanência para Idosos.
Método: estudo do tipo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvido com 41 profissionais. Dados coletados de maio de 2017 a janeiro de 2018, com entrevistas individuais semiestruturadas. Para organização do processo de análise dos dados, utilizou-se o software Atlas.ti, cujo conteúdo foi submetido à análise de discurso de Bardin.
Resultados: as percepções que emergiram das falas dos profissionais participantes sobre a institucionalização tiveram origem nas experiências atuais e vivenciadas. A presença ou ausência da família estava ligada às relações de cuidado, havendo distinção de percepções entre os profissionais das diferentes instituições.
Conclusão: percebeu-se que o cuidado familiar, enquanto experiências pessoais para os profissionais, foi significativo para construir as percepções acerca da institucionalização de idosos e do familiar como cuidador.

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Lourenço, L. de F. L., & Santos, S. M. A. dos. (2020). INSTITUCIONALIZAÇÃO DE IDOSOS E CUIDADO FAMILIAR: PERSPECTIVAS DE PROFISSIONAIS DE INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.69459

Edição

Seção

Artigo Original