CARACTERÍSTICAS DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADAS POR ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores

  • Francisco Gilberto Fernandes Pereira universidade Federal do Piaui
  • Sâmia Jucá Pinheiro Centro universitário estacio do ceara
  • Joselany Áfio Caetano
  • Márcia Barroso Camilo de Ataíde Universidade de fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i2.44209

Palavras-chave:

Educação em saúde, Estudantes de enfermagem, Educação em enfermagem.

Resumo

Objetivou-se descrever características de práticas de Educação em Saúde realizadas por estudantes de graduação em enfermagem.Trata-se de estudo descritivo exploratório realizado entre fevereiro e junho de 2015, em uma instituição privada de ensino superior em Fortaleza, estado do Ceará, que analisou, por meio de um formulário padronizado, 60 atividades desenvolvidas por estudantes do nono e décimo período do curso.As principais técnicas educativas utilizadas foram: palestra, jogos educativos e associação de técnicas diversas; realizadas principalmente na atenção primária 38 (63%). A temática geral variou de acordo com o nível de atenção em saúde, porém a orientação de cuidados/tratamentos a grupos específicos foi mais comum em 25 (42%) das ações educativas. Conclui-se que as práticas de Educação em Saúde seguem um modelo eminentemente preventivo, marcadas pela presença do lúdico.

Publicado

24-06-2016

Como Citar

Pereira, F. G. F., Pinheiro, S. J., Caetano, J. Áfio, & de Ataíde, M. B. C. (2016). CARACTERÍSTICAS DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADAS POR ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 21(2). https://doi.org/10.5380/ce.v21i2.44209

Edição

Seção

Artigo Original