SIGNIFICADOS DA PRÁTICA EDUCATIVA EM UNIDADE DE DESINTOXICAÇÃO QUÍMICA

Autores

  • Maria Helena Gehlen
  • Silomar Ilha
  • Rossana da Rosa Walter
  • Maristel Kasper Grando
  • Juliana Silveira Colomé

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v18i2.32581

Palavras-chave:

Drogas ilícitas, Crack, Educação em saúde, Enfermagem.

Resumo

O presente estudo objetivou conhecer o significado atribuído por acadêmicos de enfermagem sobre a prática educativa desenvolvida em uma unidade de desintoxicação química. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de caráter qualitativo, desenvolvida com 40 acadêmicos de uma instituição privada de ensino superior da Região Central do Rio Grande do Sul, no período de agosto a dezembro de 2010. Os dados analisados resultaram nas categorias: Atribuindo significado à prática educativa e A expressão subjetiva da prática educativa na promoção do autocuidado. Os significados da prática educativa dos acadêmicos apontam para uma possível mudança de paradigma no que se refere à formação de enfermeiros para atuarem como educadores em saúde e sinalizaram para experiências subsidiadas por enfoques participativos que previam o envolvimento ativo de todos os atores sociais envolvidos. Nesta direção, enfatiza-se a necessidade do ensino oportunizar vivências práticas alicerçadas em referencial crítico-reflexivo acerca da dimensão educativa na atuação dos enfermeiros. 

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Publicado

2013-06-29

Como Citar

Gehlen, M. H., Ilha, S., Walter, R. da R., Grando, M. K., & Colomé, J. S. (2013). SIGNIFICADOS DA PRÁTICA EDUCATIVA EM UNIDADE DE DESINTOXICAÇÃO QUÍMICA. Cogitare Enfermagem, 18(2). https://doi.org/10.5380/ce.v18i2.32581

Edição

Seção

Artigo Original