A PRÁTICA E O ENSINO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICA NO BRASIL: QUESTÕES PARA REFLEXÕES

Autores

  • Mariluci Alves Maftum
  • Márcia Bicchi Alencastre

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v7i1.32558

Palavras-chave:

Educação, Saúde mental, Enfermagem psiquiátrica.

Resumo

Nesse estudo teve-se como objetivos conheceraspectos que permearam a trajetória da prática assistenciale do Ensino de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátricaao longo do percurso do ensino de enfermagem em geral.Fazer algumas reflexões sobre o papel da enfermagempsiquiátrica no enfoque da reforma vigente no Brasil, que está embasada no modelo humanista italiano. As idéias dehumanistas como Baságlia e Rotelli sobre a assistência aoportador de sofrimento psíquico vêm contribuindo para um novo direcionamento no cuidado e no ensino de enfermagem, no qual a palavra do paciente é valorizada e não utilizada como forma de punição. A cidadania é perseguida de modo agarantir os direitos de assistência, trabalho e espaço políticosocial. São privilegiadas outras formas e extensões detratamento e prevenção além do hospital. Essas mudançasimprimem uma necessidade de repensar e reavaliar o papelque os profissionais de enfermagem desempenham dentro da equipe de saúde e na academia.

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Publicado

2002-06-01

Como Citar

Maftum, M. A., & Alencastre, M. B. (2002). A PRÁTICA E O ENSINO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICA NO BRASIL: QUESTÕES PARA REFLEXÕES. Cogitare Enfermagem, 7(1). https://doi.org/10.5380/ce.v7i1.32558

Edição

Seção

Artigo Original