LA EXPERTISE DE NIGHTINGALE Y EL MANUAL BRASILEÑO DE "ACREDITAÇÃO" DE ORGANIZACIONES DE SALUD
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v16i3.24293Palabras clave:
Enfermagem, Prática profissional, Acreditação.Resumen
Reflexão sobre a expertise e a contribuição de Florence Nightingale para a prática da enfermagem e para a segurança do paciente. São realizadas analogias entre concepções da referida autora acerca de doentes, enfermagem, ambiente hospitalar e os itens de orientação do Manual Brasileiro de Acreditação de Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde, versão 2006, especificamente os relativos ao Nível 1. A abordagem epidemiológica, a compreensão e ênfase da necessidade de conhecimento científico de Nightingale são atuais e refletem a importância, por ela atribuída, à prevenção de riscos, medidas e avaliação de fenômenos em busca da qualidade da assistência e à segurança do paciente, preceitos incluídos no Manual Brasileiro de Acreditação, que destaca a segurança, a qualidade da assistência, o aprimoramento da gestão e a qualificação das equipes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















