VISÃO DE MULHERES QUE EXPERIENCIARAM O ALEITAMENTO MATERNO APÓS IMPLANTE DE PRÓTESE MAMÁRIA

Autores

  • Leda Maria Belentani UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ-UNINGÁ
  • Cátia Millene Dell Agnolo HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
  • Sueli Mutsumi Tsukuda Ichisato UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Maria Angélica Pagliarini Waidman UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Sandra Marisa Pelloso UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v16i2.20429

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Implante mamário, Lactação.

Resumo

Pesquisa descritivo com abordagem qualitativa com o objetivo de verificar se a prótese mamária exerceu influência sobre a amamentação, segundo a visão das mulheres que o experienciaram tal situação. Os sujeitos da pesquisa foram quatro mulheres com prótese mamária que tiveram filho após a cirurgia de aumento mamário e foram atendidas no Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Maringá, entre 2005 a 2007. Das entrevistas emergiram três unidades temáticas: prótese e amamentação; confiança no cirurgião; e problemas na amamentação. Nenhuma participante associou o fato de possuir prótese com problemas na amamentação e apenas uma associou a mastite com a mastopexia realizada juntamente com o implante de prótese. Todas procuraram o Banco de Leite Humano para solucionar problemas comuns entre mulheres que amamentam, com ou sem intervenção cirúrgica prévia. Concluímos que, provavelmente, o implante de prótese mamária não exerceu influência negativa na amamentação.

Biografia do Autor

Leda Maria Belentani, UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ-UNINGÁ

MESTRE EM ENFERMAGEM. DOCENTE DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ, MARINGÁ, PARANÁ, BRASIL.

Cátia Millene Dell Agnolo, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

MESTRE EM ENFERMAGEM. ENFERMEIRA ASSISTENCIAL DO SERVIÇO DE NEFROLOGIA INTENSIVA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ, PARANÁ, BRASIL.

Sueli Mutsumi Tsukuda Ichisato, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

DOUTORA EM ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA. PROFESSORA ADJUNTA DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM), MARINGÁ, PARANÁ, BRASIL.

Maria Angélica Pagliarini Waidman, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

DOUTORA EM ENFERMAGEM. PROFESSORA ADJUNTA DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UEM, MARINGÁ, PARANÁ, BRASIL.

Sandra Marisa Pelloso, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

DOUTORA EM ENFERMAGEM. PROFESSORA ADJUNTA DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM; DIRETORA DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UEM, MARINGÁ, PARANÁ, BRASIL.

Downloads

Publicado

30-06-2011

Como Citar

Belentani, L. M., Dell Agnolo, C. M., Ichisato, S. M. T., Waidman, M. A. P., & Pelloso, S. M. (2011). VISÃO DE MULHERES QUE EXPERIENCIARAM O ALEITAMENTO MATERNO APÓS IMPLANTE DE PRÓTESE MAMÁRIA. Cogitare Enfermagem, 16(2). https://doi.org/10.5380/ce.v16i2.20429

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL