DRENAGEM SUBCUTÂNEA NO TRATAMENTO DO LINFEDEMA EM DOENTES COM CÂNCER DE PRÓSTATA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.93470

Palabras clave:

Drenagem, Linfedema, Câncer de Próstata, Cuidados Paliativos.

Resumen

Introdução: este artigo procurou aprofundar o conhecimento acerca da técnica de drenagem linfática subcutânea, como forma de tratamento paliativo do linfedema secundário em doentes com câncer da próstata.

Desenvolvimento: revisão da literatura realizada entre os dias 13 e 17 do mês de novembro de 2023, nas bases de dados Medline e CINHAL. A literatura que suporta esta análise revela-se escassa, quer para o estudo da técnica no local, quer para a padronização do procedimento. Estas considerações explanam os benefícios que a técnica oferece na melhoria da qualidade de vida do homem, no contexto sexual, psicológico, social e nas repercussões econômicas.

Conclusão:  a drenagem linfática subcutânea é uma técnica pouco conhecida e pouco utilizada na prática clínica, porém é uma opção a considerar no tratamento de linfedema secundário em contexto paliativo, uma vez que pode melhorar a qualidade de vida do doente.

Biografía del autor/a

Cátia Manuela Azevedo Ferreira, Enfermeira Coordenadora das Residências Geriátricas Casa Maior

Enfermeira, mestranda no Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa, da ESEP.

Diana Moura Santos, Enfermeira no Serviço de Cirurgia no Centro Hospitalar Tâmega e Sousa

Enfermeira, mestranda no Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa, da ESEP.

Vanessa Tatiana Vieira Real, Enfermeira na Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do ACES Maia-Valongo

Enfermeira, mestranda no Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa, da ESEP.

Paulo Alexandre Oliveira Marques, CINTESIS&RISE - ESEP(NursID)

Professor Coordenador na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) - Portugal, PhD, Pos Doc em Cuidados Paliativos; lecionação no Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa, da ESEP, investigador no CINTESIS@RISE (NursID).

Publicado

2024-08-22

Cómo citar

Ferreira, C. M. A., Santos, D. M., Real, V. T. V., & Marques, P. A. O. (2024). DRENAGEM SUBCUTÂNEA NO TRATAMENTO DO LINFEDEMA EM DOENTES COM CÂNCER DE PRÓSTATA. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.93470

Número

Sección

COMUNICACIÓN LIBRE