SERVIÇOS DE URGÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: VIVÊNCIA DAS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM AUTISMO
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.93349Palabras clave:
Enfermagem familiar, Transtorno do espectro autista, Infecções por coronavírus, Emergências, Criança.Resumen
Objetivo: Compreender a vivência das famílias de crianças com transtorno do espectro autista, no contexto da pandemia de Covid-19, em serviços de urgência e emergência.
Métodos: Trata-se de um estudo de casos múltiplos com abordagem qualitativa, de caráter descritivo. A coleta de evidências ocorreu durante o ano de 2022, de forma online, com 13 famílias de crianças com autismo, por meio de entrevista semiestruturada em ambiente virtual.
Resultados: As evidências resultaram em duas categorias temáticas: “Pandemia” e “Vivência da urgência e emergência”. As famílias externaram que a pandemia repercutiu negativamente em suas vidas e a utilização dos serviços de urgência e emergência também foi experienciada de forma negativa, afetando a criança com o transtorno, bem como sua família, em diferentes níveis e aspectos.
Considerações finais: As famílias são capazes de promover ações que remetem diretamente ao aspecto do processo de resiliência que seus membros conseguiram estabelecer nesse período.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Os autores.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















