A COMPREENSÃO DE DOENÇA DOS ADULTOS DA GRANDE CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v1i2.8730Palabras clave:
Doença, Adulto, Disease, AdultResumen
Estudo qualitativo, desenvolvido junto à população adulta da Grande Curitiba, que teve como objetivo compreender o constructo doença a partir dos discursos dos adultos envolvidos no estudo. Para tanto, foram realizadas 452 entrevistas em instituições de saúde, empresas comerciais, financeiras, fábricas, instituições públicas e privadas, escolas de segundo e terceiro grau e em casas de estudantes. Visando a uma melhor caracterização, o grupo foi subdividido em três segmentos: adulto jovem, indivíduos com faixa etária de 16 a 19 anos; adulto propriamente dito e adulto maior de 60 anos. Mediante interpretação dos discursos foram formuladas 10 categorias que possibilitaram uma compreensão de doença: punição e castigo; incapacidade e dependência; ausência de saúde; rítimo de vida; condições financeiras precárias; não estar bem consigo, com o outro e com o mundo; presença de agentes agressores externos e/ou internos. Os discursos sobre doença proporcionaram uma visão de como esta clientela percebe e compreende o seu mundo e do sentido por eles ao adoecerem. Permitiu, também, evidenciar as relações existentes entre ele, o outro e o mundo, reforçando a concepção do "sendo-no-mundo".
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















