FACTORES ASOCIADOS AL RESULTADO DE HOSPITALIZACIÓN DE ANCIANOS SOMETIDOS A CORRECCIÓN DE FRACTURA DE FÉMUR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.64986

Palabras clave:

Fracturas del Fémur, Anciano, Hospitalización, Epidemiología, Morbilidad.

Resumen

Objetivo: Analizar los factores que interfieren en el resultado de la internación de ancianos
con fractura de fémur.
Método: Transversal, exploratorio, documental, población de ancianos (≥60 años) entre
2015 y 2017, del norte de Paraná. Fueron aplicados análisis bivariados de asociaciones y
distribución de frecuencia.
Resultados: Fueron analizadas 189 historias clínicas, 132 (69,9%) ancianos desarrollaron
morbilidades en ámbito hospitalario. El hallazgo de infección urinaria, sepsis, neumonía,
lesión por presión y la presencia de dos o más comorbilidades fueron asociadas al desenlace
de óbito y a tiempo de hospitalización superior a 10 días p<0,001.
Conclusión: Las morbilidades preexistentes y hospitalarias en ancianos con fractura de
fémur incrementaron la hospitalización por tiempo superior a 10 días, con desenlace de
óbito. Las morbilidades de tipo infecciosas adquiridas durante la hospitalización derivaron
en complicaciones y mala prognosis. Otros estudios podrán profundizar en el tema para
desarrollar protocolos de atención hospitalaria al anciano.

Biografía del autor/a

Carlos Alcantara, Universidade Estadual de Londrina

Mestre pela Universidade Estadual de Londrina (Turma 2017), Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Norte do Paraná (2005), Pós-graduado em Enfermagem do Trabalho (2007) e Auditoria, Gestão e Planejamento em Saúde (2011). Atuou como enfermeiro de Saúde Pública da Atenção Primária a Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (Gestão da Atenção Primária - APS) (2006 - 2011). Foi enfermeiro intensivista do Hospital Santa Luzia no Distrito (2006 - 2009). Atuou como Auditor de contas médicas no Hospital Prontonorte do Distrito Federal 2012. Atualmente é Auditor do Sistema Único de Saúde - SUS pela Secretaria Municipal de Saúde de Londrina/PR e desde 2010 é Tutor de pós-graduação pela UNYLEYA EDITORA E CURSOS SA do Distrito Federal.

Mara Solange Gomes Dellaroza, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina (1985), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Enfermagem na Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina e Diretora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, enfermagem, idosos comunitários, atenção primária e dor.

Renata Perfeito Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (1995). Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material pela Universidade Estadual de Londrina (1996). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (2003). Tem experiência na área de Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Materiais e Esterilização, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente na Saúde do Trabalhador. É doutora pelo Programa Interunidades da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto. Pós-Doutorado pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto - SP. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde do Trabalhador (NUESAT) da Universidade de São Paulo (USP) e líder do Grupo de Estudos de Saúde do Trabalhador da Universidade Estadual de Londrina (NUESTUEL). Docente Adjunto C do curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação stricto senso em Enfermagem do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Residência em Enfermagem Perioperatória da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Cesar Junior Aparecido de Carvalho, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (1996), Especilista em Centro cirúrgico e Central de Material pela UEL (1998),Especialista em Educação Profissiona na Área da Saúde-PROFAE pela Fundação Oswaldo Cruz (2002). Mestre pela USP-Ribeirão Preto. Atua como docente no Instituto Federal do Paraná/ Campus Londrina, no curso Técnico em Enfermagem. Doutor em Saúde Coletiva pela UNESP - Botucatu. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em anatomia aplicada, comunicação em saúde e Centro Ciúrgico e Central de Material, ética aplicada à saúde, Enfermagem cirurgica adulto/criança e envelhecimento e suas particulariedades. 

Publicado

2020-01-28

Cómo citar

Alcantara, C., Dellaroza, M. S. G., Ribeiro, R. P., & Carvalho, C. J. A. de. (2020). FACTORES ASOCIADOS AL RESULTADO DE HOSPITALIZACIÓN DE ANCIANOS SOMETIDOS A CORRECCIÓN DE FRACTURA DE FÉMUR. Cogitare Enfermagem, 25. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.64986

Número

Sección

ARTÍCULO ORIGINAL