NOTIFICACIÓN DE SÍFILIS HECHA EN UNA SUPERINTENDENCIA REGIONAL DE SALUD DEL SUR DE MINAS GERAIS

Autores/as

  • Grazielle Miranda Freitas Universidade Federal de Alfenas
  • Murilo César do Nascimento Universidade Federal de Alfenas
  • Edilaine Assunção Caetano de Loyola Universidade José do Rosário Vellano
  • André Silva Tavares Universidade de Brasília
  • Denismar Alves Nogueira Universidade Federal de Alfenas
  • Fábio de Souza Terra Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.62274

Palabras clave:

Sistemas de Información en Salud, Notificación de Enfermedades, Sífilis, Monitoreo Epidemiológico, Enfermería.

Resumen

Objetivo: evaluar las notificaciones de los casos de sífilis adquirida en una Superintendencia
Regional de Salud del Sur de Minas Gerais.
Método: estudio trasversal, descriptivo y analítico de los 294 casos de sífilis notificados entre
enero de 2010 y junio de 2017. Se obtuvieron los datos por medio de un instrumento creado
por los investigadores y se los analizaron por medio de los tests Chi cuadrado de Pearson y
Exato de Fisher. Se estimó el odds ratio de las variables, con el intervalo de confianza de 95%.
Resultados: se observó mayor frecuencia de personas en la franja etaria de 20 a 35 años,
162 (55,1%); sexo masculino, 203 (69%); escolaridad de enseñanza secundaria completa, 58
(19,7%); resultado del test no treponémico reagente, 256 (87,1%), 156 (53,1%); clasificación
clínica en fase terciaria, 89 (30,3%). La variable sexo presentó asociación significativa con el
comportamiento sexual (p<0,001).
Conclusión: se alcanzó la evaluación de las notificaciones, lo que sí puede favorecer la
detección precoz, el diagnóstico apropiado y el tratamiento inmediato a la persona.

Biografía del autor/a

Grazielle Miranda Freitas, Universidade Federal de Alfenas

É bacharelada em ENFERMAGEM pela Universidade José do Rosário Vellano (2011). Especialista em Saúde Pública e Gestão em Saúde pela Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS. Atuou como Coordenadora Municipal do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais de Alfenas- MG. Atuou também como Enfermeira na Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de Alfenas-MG. Atualmente é professora nas Disciplinas de Politicas e Práticas de Saúde na Comunidade e Saúde Materno Infantil na Atenção Primária no curso de medicina da Universidade José do Rosário Vellano. Na atualidade cursa o mestrado pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Murilo César do Nascimento, Universidade Federal de Alfenas

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG (2007). Mestre (2011) e Doutor (2016) em Ciências, na área de Saúde na Comunidade pelo Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, USP. Atua como docente da Universidade Federal de Alfenas, Unifal-MG, nas áreas de Epidemiologia e Políticas/Práticas de Saúde. Interesse em: Saúde Coletiva, Epidemiologia, Análise Espacial em Saúde, Dengue, Discurso do Sujeito Coletivo, Atenção Primária à Saúde.

Edilaine Assunção Caetano de Loyola, Universidade José do Rosário Vellano

Doutora (2017) e Mestra em Ciências (2012) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (2008). Especialização em Cuidados Pré-Natais pela Universidade Federal de São Paulo (2011) e Especialização em Formação em Educação Profissional Técnica na área da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde Pública (2012). Atua principalmente nos temas: enfermagem médico-cirúrgica; saúde da mulher; reabilitação; câncer de mama; gestão de serviços de saúde e ensino.

André Silva Tavares, Universidade de Brasília

Geógrafo, Mestre em Ciências Ambientais, com pesquisa nas áreas de Ciência do Solo, Modelagem Geoestatística, Geoprocessamento, Geografia Urbana, Planejamento e Produção do Espaço Urbano, Ensino de Geografia e Educação Ambiental.

Denismar Alves Nogueira, Universidade Federal de Alfenas

possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2001) e mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2004) e Doutorando também em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2008). Atualmente é - Professor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) lotado no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) lecionando na graduação e na pós-graduação em Estatística Aplicada e Biometria desta instituição. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: Inferência Bayesiana, Estatística Espacial, Estatística Experimental, Melhoramento Genético, Epidemiologia, Séries Temporais.

Fábio de Souza Terra, Universidade Federal de Alfenas

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (2004), bolsista de Iniciação Científica do Programa de Educação Tutorial (PET/SESu - Enfermagem) pela Universidade Federal de Alfenas (2002 - 2004). Doutor em Ciências, Área Enfermagem Fundamental, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) (2011). Mestre em Saúde pela Universidade José do Rosário Vellano (2007). Especialista em Meio Ambiente e Engenharia Sanitária pela Universidade José do Rosário Vellano (2017). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no curso de Graduação em Enfermagem, na Pós-graduação, Mestrado em Enfermagem e nos Programas de Residências. Membro de Grupos de Pesquisa na UNIFAL-MG e EERP/USP. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, Enfermagem Saúde Ambiental, Saúde Pública, Saúde do Trabalhador, Qualidade de Vida, Ansiedade, Depressão, Autoestima, Estresse, Álcool e outras drogas, e Epidemiologia.

Publicado

2019-10-15

Cómo citar

Freitas, G. M., Nascimento, M. C. do, Loyola, E. A. C. de, Tavares, A. S., Nogueira, D. A., & Terra, F. de S. (2019). NOTIFICACIÓN DE SÍFILIS HECHA EN UNA SUPERINTENDENCIA REGIONAL DE SALUD DEL SUR DE MINAS GERAIS. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.62274

Número

Sección

ARTÍCULO ORIGINAL