STANDARD PRECAUTIONS QUESTIONNAIRE: ADAPTACIÓN CULTURAL Y VALIDACIÓN SEMÁNTICA PARA PROFESIONALES DE SALUD DE BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.59014

Palabras clave:

Salud, Personal de Salud, Equipo de Protección Personal, Estudios de Validación, Riesgos Laborales.

Resumen

Objetivo: Efectuar la adaptación cultural y la validación semántica del Standard Precautions
Questionnaire para profesionales de salud brasileños.
Método: Estudio desarrollado entre 2017 y 2018, en Río de Janeiro. La adaptación cultural
comprendió: traducción, consenso sobre la versión en portugués, evaluación de expertos,
retrotraducción, consenso y comparación con la versión original, evaluación semántica y
validación semántica. Se respetaron todos los aspectos éticos.
Resultados: Para la validación de contenido, las puntuaciones oscilaron entre 0,60 y 1,00 y
el puntaje fue de 0,96, indicando que los ítems son muy representativos. En la evaluación
semántica, 22 (80%) ítems fueron considerados relevantes y 24 (100%) ítems fueron
considerados claros y comprensibles por todos los profesionales.
Conclusión: Los ítems de la versión brasileña del instrumento fueron representativos, relevantes
en la práctica clínica del profesional de salud para evaluar los obstáculos de adhesión a las
precauciones estándar. Serán necesarios estudios evaluando las propiedades psicométricas
del instrumento.

Biografía del autor/a

Fernanda Maria Vieira Pereira-Ávila, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Enfermagem pela Unifenas (2007). Especialização em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva pela Universidade de Ribeirão Preto (2010). Especialização em Formação Docente em Educação Profissional na Área da Saúde pela Fiocruz (2011). Mestrado em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (2011). Doutorado em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem - EERP/USP (2015). Membro integrante do Núcleo de Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis - NAIDST - da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP e do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde - LAETS da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atuação na área de Semiologia e Semiotécnica aplicada à Enfermagem na saúde do adulto e idoso e experiencia na temática de doenças infecciosas sobretudo na avaliação da adesão de profissionais de saúde às medidas de prevenção e controle de infecção com enfase na segurança do profissional e do paciente. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense - UFF.

 

Estelle Michinov, Full Professor. PhD in social psychology. Univ Rennes, LP3C (Laboratoire de Psychologie: Cognition, Comportement, Communication) - EA 1285, F-35000 Rennes, France

Professeure des Universités en psychologie sociale.

Membre titulaire du Laboratoire de Psychologie: Cognition, Comportement, Communication (LP3C, E.A. 1285).

Co-responsable de l'Axe 3: "Performances, Socio-Performances et Apprentissages".

Thaís Duarte da Costa Luna, Graduanda de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense

Possui curso técnico em Enfermagem pelo Instituto Geraldo de Almeida - IEGA (2012). Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Escola Técnica Destake Unidade de Rio das Ostras (2015). Curso básico de Eletrogardiograma pela UFF - Rio das Ostras. Experiência na área de Enfermagem, voltada para a saúde da mulher, do idoso e do trabalhador. Atualmente cursando graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) no campus de Rio das Ostras.

Poliana dos Santos Conde, Graduanda de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense

Acadêmica da Universidade Federal Fluminense. Ex-bolsista PIBIC no projeto intitulado: Adaptação Cultural e Validação Semântica do Standard Precautions Questionnaire (SPQ) para profissionais de saúde do Brasil" no ano de 2017.

Natalia Maria Vieira Pereira-Caldeira, Doutoranda em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (2010). Especialista em Atenção Básica e Saúde da Família pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2014). Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP (2016). Tem experiência como Enfermeira da Estratégia da Saúde da Família (2011 - 2013), Coordenadoria da Atenção Básica (2014) e Secretária Municipal de Saúde de Serrania (2015-2016). Membro do Núcleo de Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis - NAIDST desde 2013.

Fernanda Garcia Bezerra Góes, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003), Especialização em Enfermagem Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), MBA Executivo em Saúde na COPPEAD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). É Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, educação em saúde, criança, administração em serviços de saúde.

Publicado

2019-09-13

Cómo citar

Pereira-Ávila, F. M. V., Michinov, E., Luna, T. D. da C., Conde, P. dos S., Pereira-Caldeira, N. M. V., & Góes, F. G. B. (2019). STANDARD PRECAUTIONS QUESTIONNAIRE: ADAPTACIÓN CULTURAL Y VALIDACIÓN SEMÁNTICA PARA PROFESIONALES DE SALUD DE BRASIL. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.59014

Número

Sección

ARTÍCULO ORIGINAL