CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DE RISCO EM RELAÇÃO ÀS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v23i3.55903Palabras clave:
Doenças sexualmente transmissíveis, Conhecimento, Comportamento sexual, Adulto jovem, Enfermagem.Resumen
Objetivo: analisar o conhecimento acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis e sua influência na percepção de risco entre jovens universitários. Método: estudo transversal, realizado em uma universidade privada no Rio de Janeiro, com 768 estudantes na faixa etária de 18 a 29 anos. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário. Os dados foram analisados com auxílio do Software Statistical Package for the Social Sciences, sendo aplicados os testes qui-quadrado de Pearson e a análise de variância. Resultados: os jovens universitários possuíam conhecimento abaixo da média em relação às infecções sexualmente transmissíveis. No que diz respeito à percepção de risco, os jovens acreditam que é impossível ou pouco possível a chance de serem infectados. Conclusão: o conhecimento dos estudantes universitários acerca das formas de transmissão das infecções sexualmente transmissíveis ficou abaixo do esperado, podendo, dessa forma, refletir na baixa percepção de risco acerca das infecções.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.



















