INSUFICIÊNCIA SÚBITA DE CONTROLE POSTURAL NO IDOSO: A PRÁTICA ASSISTENCIAL NUMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v6i1.44910Palabras clave:
Acidentes por queda, Idoso, Cuidados de enfermagem.Resumen
Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, cujo objetivo foi desenvolver uma abordagem educativa para a prática de cuidados de enfermagem, durante o atendimento emergencial das insuficiências de controle postural em idosos, no Serviço de Pronto Socorro, identificando, levantando as causas destas e orientando os idosos atendidos e seus familiares quanto à prevenção do problema. O estudo foi desenvolvido no Pronto Socorro de um Hospital Universitário, estendendo-se para a ala de internação da Clínica Ortopédica, na cidade de Curitiba. A população deste estudo foram idosos (idade igual ou superior a 60 anos), de ambos os sexos, que adentraram o campo de estágio, durante o período compreendido entre os meses de setembro e outubro de 2000, que sofreram acidentes de quedas, perfazendo um total de 39 idosos. Os principais achados da pesquisa foram: a predominância do sexo feminino (66,67%); a ocorrência em ambiente familiar (82,05%); as quedas da própria altura (61,54%);o piso escorregadio como o principal causador de quedas (29,03%) e as fraturas de fêmur (55%) como lesões de maior incidência. Das análises dos resultados, conclui-se que os acidentes de quedas constituem um problema importante nesta faixa etária da população. A abordagem educativa, objetivando a prevenção de quedas por fatores externos, durante a prática de cuidados, foi realizada e acreditamos que foi instrumento importante para a tentativa de minimizar a freqüência destes acidentes.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.



















