DISMENORRÉIA: A VIVÊNCIA EXPRESSA POR ADOLESCENTES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v5i2.44879

Palabras clave:

Adolescência, Dismenorreia, Menarca, Menstruação.

Resumen

A dismenorreia é definida, por Fonseca et al. (2000), como menstruação dolorosa, associada, na adolescência, a fatores biológicos, psicológicos e sociais. A pesquisa tem como objetivos descrever o que significou para a adolescente a menarca e detectar o conhecimento sobre a dismenorreia. Estudo de natureza exploratório e descritivo realizado em um órgão da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, de janeiro a abril de 2001, com adolescentes entre 14 e 19 anos, portadoras de dismenorreia. A coleta de dados deu-se através de aplicação de uma entrevista semi-estruturada. Os dados foram dispostos em tabelas. A análise dos dados deu-se de forma quantitativa através de tabelas, mas também procedeu a análise qualitativa ao comentar os depoimentos relacionando-os aos autores. Os resultados puderam apontar que algumas adolescentes participantes desta pesquisa acharam a menarca um trauma; também vêem a menstruação como um acontecimento negativo em suas vidas, apesar de ser o processo considerado importante, pelo fato de a menstruação ser entendida como sinônimo de feminilidade. Ainda a maioria, não sabe as causas da dor menstrual.

Biografía del autor/a

Maria Albertina Rocha Diógenes, Governo do Estado do Ceará, Secretaria de Saúde, Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará.

Vinculada ao Governo do Estado do Ceará, Secretaria de Saúde, Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará.

Publicado

2024-11-08

Cómo citar

Diógenes, M. A. R. (2024). DISMENORRÉIA: A VIVÊNCIA EXPRESSA POR ADOLESCENTES. Cogitare Enfermagem, 5(2). https://doi.org/10.5380/ce.v5i2.44879

Número

Sección

ARTÍCULO ORIGINAL