HUMANIZAÇÃO DA PRÁTICA PELO CUIDADO: UM MARCO DE REFERÊNCIA PARA A ENFERMAGEM EM UNIDADES CRÍTICAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v5i1.44873Palabras clave:
Enfermagem, Hospitais de ensino, Unidades críticas, Cuidados de enfermagem.Resumen
Este estudo objetivou a construção de marco de referência ao cuidado humano à transformação da prática, a partir de processo reflexivo com enfermeiras de unidades críticas em hospital de ensino. Foi desenvolvido em oito encontros para discutir os temas: valores, motivação, cuidado, enfermagem, ser humano e ambiente, fundamentados em fatores de cuidado de Watson (1979,1985). O alcance do objetivo foi subsidiado pela questão norteadora: Que conceitos podem ser utilizados na construção de marco de referência ao cuidado de Enfermagem em Unidades Críticas, de forma a serem incorporados e vivenciados pelos enfermeiros? Os discursos foram analisados segundo Bardin (1991) e revelaram quatro temas: o cuidado como transação subjetiva da experiência humana; enfermagem em suas dimensões científica e holística; o ser humano em sua individualidade e relações interpessoais no contexto da prática; influências e condições determinadas pelo ambiente na prestação do cuidado. Estes temas serviram de base para a elaboração do marco de referência, o qual permitiu as seguintes abstrações: revisão de atuação na prática, cuja preocupação não seja apenas o cumprimento do ato mecânico da técnica; oferecimento de alternativas para combater a desmotivação e o imobilismo dos profissionais; valorização e o aperfeiçoamento humano pelo reconhecimento da ciência de Enfermagem voltada à prestação de cuidados; desenvolvimento de pesquisas que possam trazer à prática de Enfermagem fundamentação teórico-filosófica. Finalmente, demonstra ser a humanização da prática pelo cuidado humano necessidade que vem ao encontro dos anseios das enfermeiras em Unidades Críticas, assim como instiga futuras pesquisas para a aplicabilidade do marco de referência proposto.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2000 Cogitare Enfermagem

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















