SOCIO-BEHAVIORAL DETERMINANTS AND THE VULNERABILITY OF CHILDREN DURING EARLY CHILDHOOD EDUCATION TO PEDICULOSIS

Authors

  • Fernanda Gomes Magalhães Soares Pinheiro Universidade Tiradentes Professor assistente I do Bacharelado em Enfermagem
  • Rubens Riscala Madi Universidade Tiradentes Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente
  • Andreia Centenaro Vaez Universidade Federal de Sergipe Departamento de Enfermagem Professor assistente
  • Jesana Batista Pereira Faculdade Integrada Tiradentes Professor titular I
  • Cláudia Moura Melo Universidade Tiradentes Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i3.39960

Keywords:

Early childhood education, Pediculus humanus capitis, Health promotion.

Abstract

Schools have a high rate of head lice infestations. The aim of this study was to characterize the socio-behavioral determinants and the vulnerability of early childhood education students to infestations by Pediculus humanus capitis in the city of Aracaju, Sergipe state. The exploratory field study was conducted from June to August 2014, in the micro region of the Augusto Franco neighborhood, in the family domain (households) and school (Municipal Early Childhood Education Center). Data analysis used descriptive statistics, Pearson’s Chi-square test and Odds Ratio. Approximately 64% (30/47) of respondents receive up to 1 minimum wage and have their own residence, the number of children was between 2 and 3 per interviewee. 30% had lice, of these, 40% were treated with medication and 13.3% used manual removal. Issues such as lice infestation should be considered in the context of the situation with dialogue and a participatory methodology in the family and school context.

Author Biographies

Fernanda Gomes Magalhães Soares Pinheiro, Universidade Tiradentes Professor assistente I do Bacharelado em Enfermagem

Baharel em Enfermagem com título de Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF);Especialista em Enfermagem Cardiológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestranda em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes. Responsável pelo projeto de extensão Xô Piolho e Professor assistente I do curso de Enfermagem da Univeridade Tiradentes (UNIT). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Educação em Saúde e em Enfermagem Baseada em Evidências.

Rubens Riscala Madi, Universidade Tiradentes Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestrado em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa e Professor Pleno (PPG I) da Universidade Tiradentes. Tem experiência na área de Parasitologia.

Andreia Centenaro Vaez, Universidade Federal de Sergipe Departamento de Enfermagem Professor assistente

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe e possui especialização Lato Sensu em Enfermagem na Saúde do Adulto pela UNIOESTE. Atualmente doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. Atua como professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe,

Jesana Batista Pereira, Faculdade Integrada Tiradentes Professor titular I

Bacharelado em Ciências Sociais Habilitação Antropologia pela Universidade de Brasília (1988); Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1996) e Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Professora Titular I do Núcleo Interdisciplinar de Pós-Graduação da Faculdade Integrada Tiradentes FITs/Al. Tem experiência na área de Ensino e Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, com ênfase em Antropologia do Simbolismo e Imaginário; e Sociedade e Cultura no Brasil.

Cláudia Moura Melo, Universidade Tiradentes Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente

Bacharel em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa (1990), Mestre (1994) e Doutora em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2001). Atualmente é Professor Pleno - Nível II, atuando como docente na área de Parasitologia Humana. É Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes, Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente (UNIT), Pesquisadora FAPITEC, Membro titular do Comitê Científico da Universidade Tiradentes, Membro do Colegiado do Curso de Mestrado/Doutorado em Saúde e Ambiente e do Bacharelado em Enfermagem. É pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, no qual é coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular. É pesquisadora credenciada como orientadora no Programa de Pós-graduação em Biologia Animal (Parasitologia) da Unicamp. Tem experiência na área de Parasitologia Humana e Animal, além de estudos sobre condições de saúde de grupos populacionais.

Published

2015-09-18

How to Cite

Pinheiro, F. G. M. S., Madi, R. R., Vaez, A. C., Pereira, J. B., & Melo, C. M. (2015). SOCIO-BEHAVIORAL DETERMINANTS AND THE VULNERABILITY OF CHILDREN DURING EARLY CHILDHOOD EDUCATION TO PEDICULOSIS. Cogitare Enfermagem, 20(3). https://doi.org/10.5380/ce.v20i3.39960

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